Curiosidades

Seed money, venture capital e private equity: entenda a diferença

2 Minutos de leitura

Quando falamos em investimentos alternativos, uma das modalidades mais populares são os fundos de private equity. Estes fundos investem em empresas de capital fechado, ou seja, que não estão listadas em bolsa de valores. 

Poucas pessoas, no entanto, sabem que os fundos de private equity são categorizados em três patamares diferentes: seed money, venture capital e private equity. Você sabe qual a diferença entre esses três níveis?

Seed money 

O seed money é o investimento feito em empresas que ainda estão dando seus primeiros passos no mercado. Muitas vezes, o negócio ainda nem saiu do papel e o aporte dos investidores é utilizado para de fato viabilizar o começo das operações da empresa. 

Este é o estágio mais arriscado dos investimentos em empresas de capital fechado e, exatamente por isso, também é onde existem os maiores potenciais de retorno. São investimentos destinados a investidores de perfil bastante arrojado. 

Venture capital 

Uma etapa após o seed money está o venture capital. Fundos de venture capital fazem aporte em empresas que já saíram do papel, mas que estão em fase inicial e buscando seu lugar no mercado, também conhecidas como startups

As empresas que recebem aporte de um fundo de venture capital tem foco principal em crescimento rápido e, com isso, também apresentam grande potencial de rentabilidade e um risco elevado. 

Private equity 

Fundos de private equity investem em empresas mais consolidadas, que já conquistaram seu espaço no mercado e que, muitas vezes, tenham chegado a um nível estável de resultados. Muitas vezes, o investimento é utilizado para escalonar os negócios e ajudar na expansão da empresa para novos mercados. 

Uma diferença entre o private equity e os níveis anteriores é que, de forma geral, empresas nos estágios de seed money e venture capital buscam investidores que possam oferecer mais do que apenas o aporte financeiro à companhia. Estes investidores, conhecidos como ‘smart money’ no mercado, costumam atuar mais ativamente no dia a dia das empresas. 

Investimentos em private equity seguem sendo investimentos de risco e com alto potencial de retorno. O que você precisa ter em mente é que, na maioria dos casos, quanto maior e mais bem estabelecida uma empresa, menor é o seu potencial de crescimento.


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
CuriosidadesEducação Financeira

Aluguel de ações: entenda como funciona o empréstimo de ativos

4 Minutos de leitura
Para ter sucesso no mundo da renda variável, é importante que o investidor esteja sempre atento aos movimentos do mercado e as…
Curiosidades

FGC: quais investimentos são protegidos?

2 Minutos de leitura
Fundado em 1995, o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma das instituições mais importantes do mercado financeiro brasileiro. A entidade é…