Destaques do dia

Câmara aprova mudanças importantes no Código Eleitoral, Guedes insinua que “bomba” dos precatórios foi decisão política do STF; e mais

4 Minutos de leitura

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (15) a “quarentena eleitoral” e a restrição da realização de pesquisas eleitorais a três dias antes da realização das eleições. 

Para a Jovem Pan, Paulo Guedes insinua que a “bomba” deixada pelos precatórios de 2022 foi uma decisão política do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Na agenda do dia, destaque para os dados trabalhistas e do setor de varejo dos Estados Unidos. 

Quanto às bolsas, a Europa e Ásia vão em direções opostas, com um oriente preocupado com um possível calote de uma companhia chinesa. 

Esses e outros destaques você confere agora. 

CÂMARA APROVA A “QUARENTENA ELEITORAL” E RESTRINGE PESQUISAS PUBLICADAS 72H ANTES DAS ELEIÇÕES 

Por 273 votos a favor e 211 contrários, a Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (15) a chamada “quarentena eleitoral”, que deve ser imposta à juízes, policiais, promotores e militares. 

De acordo com a emenda do Código Eleitoral (PLP 112/21), pessoas que se encaixam nessas categorias que desejam disputar as eleições a partir de 2026 devem ser afastadas do cargo pelo menos quatro anos antes. 

“Quando a Constituição veda a filiação partidária, de uma forma ou de outra abre uma fenda para que haja, realmente, limitações de direitos políticos dessas categorias, que são garantes da democracia”, disse a relatora da proposta, a deputada Margarete Coelho (PP-PI). Para ela, a própria Constituição já proíbe filiações político-partidárias no caso de juízes e magistrados. 

Outro ponto aprovado por membros da Casa ontem (15) é a restrição à divulgação de pesquisas eleitorais 72h antes da realização das eleições. 

Para o relator da proposta, Alex Manente (Cidadania-SP), o projeto evita as chamadas pesquisas falsas que são divulgadas pouco tempo antes das eleições para convencer o eleitor. 

“Muitos eleitores, tanto da direita como do centro, aguardam a pesquisa final para fazer o seu voto útil e poder validar o seu voto pelo lado ideológico dele”, disse ele. 

GUEDES INCINUA QUE “METEORO” DOS PRECATÓRIOS FOI DECISÃO POLÍTICA DO STF 

O ministro Paulo Guedes ensinou nesta quarta-feira (14) que o “meteoro” dos precatórios para 2022 foi uma decisão política do Supremo Tribunal Federal (STF).  

“São meteoros emitidos em 2002. Sobrevoaram dois governos do Fernando Henrique Cardoso, dois governos Lula, um governo e meio da Dilma, meio do Temer, três dos nosso e, de repente, caem num ano eleitoral”, disse ele no programa da Jovem Pan. 

Embora o ministro tenha desconfiado da possibilidade, ele pediu ajuda do STF para que o problema fosse solucionado. 

Curiosamente eles caem sobre nosso governo e para dois ou três estados que são oposicionistas. Não vou achar que é politização da Justiça. Não posso acreditar nisso, mas tenho que pedir ajuda ao Supremo”, disse Guedes. 


Saiba mais

Guedes: vacinação pode ser prejudicada pelos precatórios


AGENDA 

Sem destaques para o Brasil, o destaque do dia fica para a publicação de dados trabalhistas e do setor de varejo dos Estados Unidos. 

Quanto aos pedidos iniciais por seguro desemprego, os dados devem ser publicados às 9h30 pelo Department of Labor. 

Quanto às vendas do setor de varejo do país, os dados sobre agosto devem ser publicados às 9h30 pelo Census Bureau, com expectativa de queda de –0,8% do setor. No mês anterior, a queda havia sido de –1,1%. 

Às 11h, são publicados os estoques das empresas dos EUA referente ao mês de julho. Os dados são divulgados pelo Census Bureau. 

Durante a madrugada, foram publicados dados da balança comercial da Itália para o mês de julho. O país obteve um superávit de 8,762B, ampliando os resultados do mês imediatamente anterior (5,673B). 

balança comercial da Zona do Euro fechou o mês de julho registrando um superávit de 20,7B, ampliando o resultado positivo registrado no mês imediatamente anterior (17,7B). 

Às 8h30, teve discurso de Christine Lagarde, Presidente do Banco Central Europeu (BCE). 

BOLSAS E CÂMBIO 

No aguardo por mais publicações de dados nos Estados Unidos, as bolsas europeias iniciam a manhã registrando resultados positivos. Os mercados esperam por bons resultados no setor de varejo do país, bem como uma queda nos pedidos iniciais por seguro desemprego. 

O mercado também presta atenção dos dados da balança comercial da Zona do Euro, que ficou acima do previsto no mês de julho. 

Às 8h da manhã: 

  • STOXX 600 (STOXX): +0,70%, indo a 467,14 pontos 
  • DAX (GDAXI): +0,56%, indo a 15.687,95 pontos 
  • FTSE 100 (FTSE): +0,47%, indo a 7.049,65 pontos 
  • CAC 40 (FCHI): +1,14%, indo a 6.658,61 pontos 
  • FTSE MIB (FTMIB): +1,16%, indo a 26.060,00 pontos 

Na direção oposta, os índices asiáticos registram perdas na maioria das bolsas do continente, com os olhos voltados para a Evergrande. 

A companhia chinesa Evergrande Group enfrenta uma grave crise fiscal com o as restrições impostas por Pequim. A companhia corre o risco de dar um calote em bancos, com receios de “contaminação” geral no mercado imobiliário. 

Do ponto de vista dos bancos, um calote da Evergrande pode provocar o surgimento de mais empréstimos não sendo honrados. 

  • Hang Seng (HK50): -1,56%, indo a 24.667,85 pontos 
  • KOSPI (KS11): +0,76%, indo a 3.125,76 pontos 
  • Shanghai Composto (SSEC): -1,34%, indo a 3.607,09 pontos 
  • Nikkei 225 (N225): -0,62%, indo a 30.323,34 pontos 
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): -1,22%, indo a 4.807,70 pontos  

Às 8h da manhã, os índices futuros dos EUA apresentam resultados negativos: 

  • Nasdaq 100 Futuros: 0,18%, indo a 15.476,30 pontos 
  • Dow Jones Futuros: 0,01%, indo a 34.811,80 pontos 
  • S&P 500 Futuros: 0,08%, indo a 4.477,00 pontos 

Acompanhe as cotações do Dólar e o Euro na manhã desta quinta-feira (16): 

  • Às 9h03, o Dólar caiu -0,21%, a R$ 5,23 
  • Às 9h03, o Euro caiu -0,57%, a R$ 6,15 

Foto: Agência Brasil / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
AÇÕESDestaques do dia

Digerindo a decisão de política monetária do Reino Unido, as bolsas amanhecem mistas nesta quinta (11)

1 Minutos de leitura
Na agenda do dia, dados do mercado trabalhista são destaque ainda na parte da manhã.  Nas bolsas, resultados mistos marcam a primeira…
AÇÕESDestaques do dia

Bolsas caem na manhã de quarta (10) no aguardo pela inflação dos EUA

2 Minutos de leitura
Na agenda brasileira, destaque para o setor industrial. No mercado internacional, a inflação dos EUA rouba as atenções.  Nos mercados, quedas marcam…