FechamentoInternacional

Bolsas europeias tem dia de recuperação nesta quarta (09)

2 Minutos de leitura

Nesta quarta-feira (09), as bolsas do continente europeu fecharam em alta. O tom de recuperação veio na esteira da mudança de discurso do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Hoje, Zelensky adotou um tom mais moderado em suas últimas declarações e admitiu a possibilidade de discutir os termos de rendição impostos pela Rússia na rodada de negociações ocorrida nesta segunda-feira (07). 

O presidente ucraniano aumentou as esperanças de uma resolução diplomática para o conflito, que se arrasta desde o dia 24 de fevereiro – quando as forças russas invadiram a Ucrânia após anúncio do presidente Vladimir Putin. Zelensky indicou que pode reconsiderar os planos da Ucrânia de adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). 

Para cessar a operação em solo ucraniano, a Rússia exige que o governo de Kiev desista de sua entrada na OTAN – um projeto previsto na mais recente constituição do país – e que se comprometa a não entrar em blocos. Além do ingresso na OTAN, a Ucrânia também tenta atualmente entrar para a União Europeia, principal bloco econômico do mundo. 

O dia também foi de divulgação da Produção Industrial na Itália, que caiu 2,6% no acumulado dos últimos 12 meses até janeiro deste ano. O número ficou bem abaixo do que o mercado projetava, uma alta de 3,2%. 

No entanto, o clima de recuperação impulsionado pelas notícias mais recentes sobre o conflito na Ucrânia foram o fator de maior influência no mercado hoje. As principais bolsas do Velho Continente tiveram um forte rali nesta quarta, com a bolsa de Frankfurt subindo quase 8% em sua sessão.


Saiba mais 

Plano de isolamento da Rússia do mercado internacional derruba o Rublo em mais de 50%


Um fim rápido ao conflito no leste europeu é de suma importância para que as bolsas da Europa não entrem em um ciclo mais profundo de quedas, como visto nas últimas semanas. Caso a situação entre Rússia e Ucrânia se estenda por um período mais longo, as preocupações com a inflação em meio a uma possível disparada no preço de commodities podem começar a pressionar os índices europeus com mais força no futuro próximo. Segundo o Morgan Stanley, a possibilidade de uma recessão no continente deve estar no radar dos investidores. 

Confira os números do mercado europeu: 

  • STOXX 600 (STOXX): +4,68% (434,46) 
  • DAX (GDAXI): +7,92% (13.847,93) 
  • FTSE 100 (FTSE): +3,25% (7.190,72) 
  • CAC 40 (FCHI): +7,13% (6.387,83) 
  • FTSE MIB (FTMIB): +6,95% (23.889,49) 
  • IBEX 35 (IBEX): +4,88% (8.163,10) 
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Fechamento

Ibovespa tem 5ª alta seguida nesta quinta (11)

1 Minutos de leitura
O Ibovespa registrou nesta quinta-feira (11) seu quinto pregão consecutivo em alta. Com boas notícias no mercado doméstico, o índice de referência…
Fechamento

Ibovespa fecha em alta nesta quarta (10)

1 Minutos de leitura
O Ibovespa registrou sua quarta alta consecutiva nesta quarta-feira (10). Reagindo a sinais mistos, o índice de referência da Bolsa subiu 0,31%…