FechamentoInternacional

Com retorno das tensões e com indicadores abaixo do esperado, bolsas da Europa fecham mistas nesta quarta-feira (16)

2 Minutos de leitura

Nesta quarta-feira (16) mercado voltou a refletir negativamente as tensões políticas entre Rússia e Ucrânia. Na terça-feira (15), a Duma – câmara baixa do Parlamento russo – votou para que o presidente Vladimir Putin reconheça a independência das repúblicas autodeclaradas de Donetsk e Luhanksk, duas regiões separatistas no leste da Ucrânia. 

A decisão dos parlamentares russos foi duramente criticada hoje pelo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken. Segundo ele, caso a Rússia continue a defender a independência das regiões, será necessária uma “resposta rápida e firme dos Estados Unidos em total coordenação com nossos aliados e parceiros”. 

“A promulgação desta resolução prejudicaria ainda mais a soberania e a integridade territorial da Ucrânia, constituiria uma violação grosseira do direito internacional, colocaria em questão o compromisso declarado da Rússia de continuar a se envolver na diplomacia para alcançar uma resolução pacífica desta crise”, aponta Blinken. Além da Casa Branca, a União Europeia também alertou a Rússia para que o país não siga adiante com a decisão. 

Para piorar a situação, o secretário geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, afirmou nesta quarta que não há sinais de uma retirada de tropas russas da fronteira com o país vizinho. “Não constatamos nenhuma desescalada no terreno por enquanto. Pelo contrário, parece que a Rússia segue reforçando sua presença militar”, apontou o secretário. 

“A Rússia ainda pode invadir a Ucrânia sem aviso prévio. As capacidades estão mobilizadas, e a presença militar é importante, superior a 100 mil soldados”. Ontem, a Rússia anunciou a retirada de aproximadamente 10 mil soldados da região da Crimeia. Ainda ontem, Stoltenberg já havia afirmado não haver sinal de uma resolução para as tensões na região. 

Sem uma perspectiva de uma resolução para o conflito no radar, especialistas projetam que o mercado internacional deve enfrentar momentos de grande volatilidade no futuro próximo. Hoje, as falas de Stoltenberg e Blinken ajudaram a devolver o pessimismo dos dias anteriores ao mercado de ações, após um dia de alívio ontem. 


Saiba mais 

Rússia x Ucrânia: tensão e incertezas econômicas


Em conjunto com as tensões geopolíticas, indicadores econômicos ao redor do Velho Continente também ajudaram a pressionar o mercado. A inflação do Reino Unido ainda resiste, ficando nos mesmos 5,5% registrados no mês passado no acumulado dos últimos 12 meses. A produção industrial na zona do euro subiu 1,2% em dezembro comparado com os números de novembro. 

Com tudo isso no radar, os principais índices europeus fecharam com resultados mistos nesta quarta. Confira os números do mercado europeu: 

  • STOXX 600 (STOXX): +0,04% (467,76) 
  • DAX (GDAXI): -0,28% (15.370,30) 
  • FTSE 100 (FTSE): -0,07% (7.603,78) 
  • CAC 40 (FCHI): -0,21% (6.964,98) 
  • FTSE MIB (FTMIB): +0,00% (26.969,32) 
  • IBEX 35 (IBEX): +0,22% (8.737,20) 
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Fechamento

Ibovespa tem 5ª alta seguida nesta quinta (11)

1 Minutos de leitura
O Ibovespa registrou nesta quinta-feira (11) seu quinto pregão consecutivo em alta. Com boas notícias no mercado doméstico, o índice de referência…
Fechamento

Ibovespa fecha em alta nesta quarta (10)

1 Minutos de leitura
O Ibovespa registrou sua quarta alta consecutiva nesta quarta-feira (10). Reagindo a sinais mistos, o índice de referência da Bolsa subiu 0,31%…