Internacional

Brasil bate recorde de medalhas; Casos de covid-19 nos EUA atingem maior número em seis meses; mercado internacional e mais

5 Minutos de leitura

BRASIL BATE RECORDE DE MEDALHAS

O Brasil não somou novas medalhas no quadro das Olimpíadas de Tóquio nesta sexta-feira (06). No entanto, com a classificação da seleção feminina de vôlei para a final do torneio olímpico, o país já garantiu ao menos 20 medalhas no evento. É o maior número de pódios em uma edição dos jogos na história do Brasil, superando as 19 medalhas conquistadas na Rio 2016.

Além das meninas do vôlei, os boxeadores Bia Ferreira e Hebert Souza, bem como a seleção masculina de futebol, estão nas finais de suas competições e resta apenas descobrir a cor das medalhas.

Esta madrugada pode ser histórica para o Brasil,Hebert e a seleção de futebol vão disputar o ouro na virada de sexta para sábado (07). O canoísta Isaquias Queiroz disputa a semifinal (e provável final) do torneio olímpico também, ele é um dos favoritos ao ouro na canoagem. Por fim, a seleção masculina de vôlei joga a disputa do terceiro lugar nesta madrugada, valendo medalha de bronze.

A final do vôlei feminino acontece na madrugada de sábado para domingo (08). A seleção brasileira enfrentará os Estados Unidos, é a terceira vez que as duas equipes se encontram em uma final dos jogos. Em Pequim 2008 e Londres 2012, as brasileiras venceram as norte-americanas e se tornaram bicampeãs olímpicas.

Confira a seguir o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio:

#PaísOuroPrataBronzeTotal
1China36261779
2Estados Unidos31363198
3Japão24111651
4Grã-Bretanha18202058
5Atletas da Rússia17232262
16Brasil44816

CASOS DE COVID-19 NOS EUA ATINGEM MAIOR NÚMERO EM SEIS MESES

(Agência Brasil) Os Estados Unidos atingiram o número mais alto de novos casos de covid-19 em seis meses ao passar de 100 mil infecções relatadas na quarta-feira, de acordo com uma contagem da Reuters, enquanto a variante Delta se alastra por áreas onde as pessoas não foram vacinadas.

O país relata 94.819 casos na média de sete dias, um aumento de cinco vezes em menos de um mês. A média de 7 dias fornece o quadro mais preciso do quão rápido os casos estão aumentando, já que alguns estados só relatam infecções uma vez por semana ou só nos dias úteis.

Sete estados com as taxas de vacinação contra covid-19 mais baixas — Flórida, Texas, Missouri, Arkansas, Louisiana, Alabama e Mississippi — responderam por cerca de metade dos casos novos e hospitalizações do país na última semana, disse o coordenador da Casa Branca contra a covid-19, Jeff Zients.

Nas próximas semanas, os casos podem chegar a 200 mil por dia devido à variante Delta altamente contagiosa, disse Anthony Fauci, principal especialista em doenças infecciosas dos EUA.

“Se aparecer outra [variante] que tenha uma capacidade igualmente alta de se transmitir, mas que também seja muito mais grave, realmente podemos estar encrencados”, disse Fauci em entrevista. “As pessoas que não estão sendo vacinadas pensam equivocadamente que só se trata delas. Mas não se trata. Trata-se de todos os outros, também.”

Para combater a disparada causada pela Delta, os EUA planejam dar vacinas de reforço contra a covid-19 aos norte-americanos com sistemas imunológicos comprometidos, disse Fauci.

Ao fazê-lo, os EUA se somam a Alemanha e França, desconsiderando um apelo da Organização Mundial da Saúde (OMS) para não administrem vacinas de reforço até que mais pessoas de todo o mundo sejam vacinadas.

MILHARES FOGEM NA GRÉCIA POR CAUSA DE INCÊNDIOS FLORESTAIS

(Agência Brasil) A polícia foi de porta em porta nesta sexta-feira (6) pedindo às pessoas que deixassem suas casas no norte de Atenas, e equipes de emergência passavam dificuldade para impedir que incêndios florestais se alastrassem por mais cidades enquanto ventos abrasadores atiçavam as chamas em toda a Grécia pelo quarto dia seguido.

A Grécia, como a maior parte do resto da Europa, está enfrentando um clima extremo neste verão. Uma onda de calor de uma semana – a pior em 30 anos – desencadeou incêndios florestais simultâneos em muitas partes do país, queimando casas e matando animais conforme as chamas varrem milhares de hectares de terra.

Ao menos 56 incêndios ativos ardiam no país nesta sexta-feira, do Peloponeso, no oeste, à ilha de Evia, próxima de Atenas, onde centenas de pessoas tiveram que ser retiradas de barco enquanto o fogo incinerava florestas até chegar na costa.

“O incêndio em Ática é perigoso. Ele é imprevisível”, disse o chefe da federação grega de bombeiros, Dimitris Stathopoulos, à Skai TV, referindo-se à região mais ampla que inclui a capital do país.

Milhares de pessoas fugiram de casa desde que os incêndios florestais no sopé do Monte Parnitha, situado pouco ao norte de Atenas, voltaram a arder na quinta-feira, e autoridades ordenaram o esvaziamento de vários subúrbios.

O fogo, que irrompeu na terça-feira (3), queimou os arredores da principal rodovia de ligação de Atenas com o norte grego, e centenas de bombeiros com aeronaves que lançam água lutavam para contê-lo.

CHILENOS VACINADOS COM CORONAVAC TERÃO DOSE DE REFORÇO

(Agência Brasil) O sistema de correntes do Oceano Atlântico, um motor do clima do Hemisfério Norte, pode estar se enfraquecendo a tal ponto que em breve provocará grandes mudanças no clima mundial, alerta estudo divulgado nessa quinta-feira (5).

A Circulação Meridional de Revolvimento do Atlântico (Amoc) é um sistema amplo de correntes oceânicas que transporta água quente dos trópicos para o Atlântico Norte.

Como a atmosfera se aquece devido às emissões maiores de gases de efeito estufa, a superfície oceânica abaixo dela retém mais calor. Um possível colapso do sistema poderia ter consequências graves para o clima do planeta.

Modelos climáticos mostram que a Amoc nunca esteve tão fraca em mais de mil anos. Não se sabe, no entanto, se o enfraquecimento é causado por uma mudança na circulação ou se tem a ver com a perda de estabilidade.

O estudo, publicado no periódico científico Nature Climate Change, diz que a diferença é crucial.

“A perda de estabilidade dinâmica implicaria a aproximação da Amoc de seu patamar crítico, além de uma transição substancial e, na prática, irreversível para o modo fraco, disse Niklas Boers, do Instituto Potstdam de Pesquisa de Impacto Climático e autor do estudo.

Ao analisar a temperatura da superfície do mar e os padrões de salinidade do Atlântico, o estudo diz que o enfraquecimento do último século provavelmente está associado à perda de estabilidade.


Saiba mais

SmartTech: Switch vende 89 milhões de unidades, NASA se prepara para a primeira missão do projeto Lucy; saiba as novidades do Nubank e sustentabilidade


BOLSAS E CÂMBIO

Confira os números do mercado europeu:

  • STOXX 600 (STOXX): +0,00% (469.98)
  • DAX (GDAXI): +0,11% (15.761,45)
  • FTSE 100 (FTSE): +0,04% (7.122,95)
  • CAC 40 (FCHI): +0,53% (6.816,96)
  • FTSE MIB (FTMIB): +1,30% (26.000,28)

Confira os números do mercado asiático:

  • Hang Seng (HK50): -0,10% (26.179,40)
  • KOSPI (KS11): -0,18% (3.270,36) 
  • Shanghai Composto (SSEC): -0,24% (3.458,23)
  • Nikkei 225 (N225): +0,33% (27.828,04)
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): -0,55% (4.921,56) 

Confira os números do mercado norte-americano:

  • Dow Jones (DJI): +0,41% (35.208)
  • S&P 500 (SPX): +0,17% (4.436)
  • Nasdaq Composto (IXIC): -0,40% (14.835)

No câmbio, o dólar e o euro se movimentam em direções opostas nesta sexta-feira. Confira a cotação das principais moedas estrangeiras:

  • Dólar: +0,42% (R$ 5,23)
  • Euro: -0,23% (R$ 6,15)

Imagem em destaque: COB / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…