Internacional

Cinco cidades ucranianas têm cessar-fogo temporário nesta terça (08) enquanto fim do conflito parece longe

1 Minutos de leitura

Nesta terça-feira (08), cinco cidades ucranianas estão sob um regime de cessar-fogo temporário. De acordo com o anunciado pelo governo russo e confirmado por autoridades ucranianas, a pausa no conflito tem como objetivo a abertura de corredores humanitários para a evacuação de civis das zonas de conflito. 

Ontem (07), na terceira rodada de negociações para uma resolução no conflito, autoridades russas propuseram a criação de corredores humanitários partindo de quatro cidades ucranianas. Após as negociações, no entanto, o número de cidades a receber um corredor humanitário aumentou para cinco, sendo elas Kiev, Cherhihiv, Sumy, Kharkiv e Mariupol. 

Segundo o Assessor do Gabinete do Presidente, Mykhailo Podoliak, a terceira rodada de negociações trouxe avanços pontuais nos impasses entre autoridades russas e ucranianas, com destaque para a pauta dos corredores humanitários. 

“A terceira rodada de negociações terminou. Há pequenas subducções positivas na melhoria da logística dos corredores humanitários”, apontou Podoliak. “(Também) Continuaram as consultas intensivas sobre o aspecto político básico dos regulamentos, juntamente com um cessar-fogo e garantias de segurança”. 

Ainda segundo o assessor, a rodada de negociações não trouxe avanços significativos na direção de acabar em definitivo com o conflito na região, que se arrasta desde o dia 24 de fevereiro. “Do ponto de vista da via política fundamental, que inclui um cessar-fogo, uma trégua e, em geral, o fim das hostilidades, as consultas intensivas continuarão”, apontou. 


Saiba mais 

Bolsas amanhecem mistas nesta terça (08) e preocupadas com o possível banimento das importações de petróleo russo


“Até à data, não existem resultados que melhorem significativamente a situação. No entanto, as consultas, ressalto mais uma vez, continuarão e obteremos o resultado”. 

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 1,7 milhão de refugiados já fugiram da Ucrânia desde o dia 24 de fevereiro. Até o momento, não há relatos de quebra do cessar-fogo nas cidades citadas anteriormente. Durante o final de semana, uma tentativa de implementação de corredores humanitários fracassou, com russos e ucranianos trocando acusações de violação do cessar-fogo. 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…