Internacional

Como a comunidade internacional reagiu ao discurso de Vladimir Putin 

2 Minutos de leitura

Nesta terça-feira (22), países do Ocidente anunciaram que irão endurecer ainda mais as sanções contra a Rússia devido as declarações do presidente russo Vladmir Putin. Na segunda-feira (21), Putin decidiu reconhecer a independência das regiões separatistas de Donetsk e Lugansk. 

Os EUA, União Europeia (UE), Grã-Bretanha, entre outros já tem plano para barrar a Rússia. A Europa prevê que irá impedir o país de acessar seu mercado de capitais e de serviços. 

Os americanos estão aumentando o seu contingente militar no mar Báltico, em adição ao flanco que faz divisa com a Rússia. 
 
Já o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, impôs sanções para cinco bancos russos — Rossiya, IS Bank, General Bank, Promsvyazbank e o the Black Sea Bank. 

Até mesmo para Alemanha, que possui parceria na construção do gasoduto Nord Stream 2, a situação parece ter chegado a um ponto nevrálgico. O chanceler alemão Olaf Scholz disse que “a situação mudou fundamentalmente. 

A Rússia anunciou que reconheceu na segunda-feira (21) a independência de dois territórios separatistas ao leste da Ucrânia, sendo eles a República Popular de Donetsk e a República Popular de Lugansk. O presidente russo Vladmir Putin afirmou que os interesses do país não são negociáveis. 

Oleksiy Danilov, secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, anunciou que pretende declarar estado de emergência no país pelos próximos 30 dias.  

“Será reforçando a proteção da ordem pública e instalações que garantam a subsistência da população e da economia, podendo ser restringindo o trânsito, fiscalização adicional de transporte, checagem de documentos de pessoas físicas”, disse Danilov.  

Portais de notícia da Ucrânia afirmam que a o país pode chamar para o fronte cerca de 36 mil reservistas, além dos combatentes que já estão de prontidão. 

A manobra política do Kremlim determinou que serão firmados acordos de amizade e cooperação mútua entre os países recém-criados. Segundo analistas, essa atitude irá facilitar ainda mais a futura anexação de partes do território ucraniano à Rússia.  

Putin ainda solicitou que a Assembleia Federal da Rússia ratifique os tratados recém firmados com Donetsk e Lugansk e cesse as ofensivas contra os dois novos países. 

Ursulla von der Leyen, presidente da Comissão Européia, falou em sua página no Twitter que a ação vai de encontro aos acordos de Minsk, negociados em 2014 após a anexação da região da Criméia pela Ucrânia. 


Saiba mais
IPCA-15: prévia da inflação sobe 0,99% em fevereiro, a maior para o mês em 6 anos


Além disso o bloco promete o aumento das sanções contra a Rússia, que erão discutidas na reunião extraordinária dos ministros das Relações Exteriores da UE. 

Na história, “estados tampão” foram criados para conter a expansão de países e tornarem-se regiões limítrofes para países imperialistas e ficar entre territórios onde poderia ocorrer um embate direto. 

Betania Moser

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

42 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…