Internacional

Crescimento chinês supera o esperado para 2021; Talibã afirma que meninas poderão frequentar a escola

2 Minutos de leitura

A economia chinesa cresceu 8,1% no ano de 2021, apesar de as expectativas do país serem um pouco menores para o ano passado. As expectativas giraram em torno de 6% ao ano. O país passou por uma série de desafios na sua economia no ano passado, com as novas ondas do coronavírus e a crise da incorporadora imobiliária Evergrande. 

No último semestre do ano passado, a China cresceu apenas 4%. Apesar de um ano turbulento, os analistas consideram o crescimento total do país bem expressivo, já que o governo chinês tinha uma expectativa de um PIB menor. Em 2020, o país registrou números bem inferiores de crescimento, girando em torno de 2,2%, apesar desses números corresponderem a um número de 14 trilhões de dólares.   

Desde os anos 60, a economia o país tem crescido exponencialmente. O último grande crescimento expressivo foi no ano de 2010 com uma percentagem de cerca de 10 em relação ao ano anterior. 


Saiba mais

Em resposta a crise na Criméia, UE renova sanções; Jogos de inverno e a Covid-19 em Pequim



Talibã afirma que meninas poderão frequentar a escola

Um dos porta-vozes do Taliban, Zabihullah Mujahid, afirma que irá permitir que meninas frequentem a escola a partir do dia 21 de março deste ano.  Neste último sábado o Ministro da Cultura e da informação deu um pronunciamento que tanto mulheres como meninas poderão ter acesso novamente as saladas de aula no chamado “Ano novo Afegão”.  

A retomada do poder pelos Talibãs na capital Kabul, após a saída dos EUA em agosto de 2021, culminou no fechamento das escolas femininas de Ensino Médio e retirada das mulheres das universidades públicas. Ativistas pelo direito das mulheres tem requerido a reabertura desses locais, além de existir a contínua pressão da comunidade internacional para essa reabertura. O ensino de mulheres é permitido para meninas até o sétimo ano, mas devem permanecer totalmente separadas dos homens no ambiente escolar. 

A notícia vem sendo comemorada pelos cidadãos locais, mas será apenas totalmente celebrada caso os líderes do Talibã realmente cumpram conforme haviam prometido. Naheed Farid, ativista e membra do parlamento do país, falou a ONU sobre a situação civil e das mulheres no fim do ano passado que o “O colapso Econômico do país é óbvio” e irá “colapsar nos ombros das mulheres no Afeganistão.

Imagem: Shutterstock

Betania Moser

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

42 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…