Internacional

EUA afirmam que Rússia cometeu crimes de guerra na Ucrânia 

1 Minutos de leitura

Nesta terça-feira (23), o secretário de Estado americano, Antony Blinken, afirmou que a Rússia cometeu crimes de guerra contra a Ucrânia. 

Desde o início da guerra julgam injusta e não provocada pela Ucrânia, o Departamento de Estado Americano publicou nota em repúdio dos chamados “ataques indiscriminados” contra civis, escolas, hospitais, ambulâncias, ferindo pessoas e desestabilizando as cidades da Rússia. 

O Alto Comissariado para direitos humanos da ONU já havia expressado em relatórios sobre o seu descontentamento com a guerra, incluindo também o ocorrido na maternidade de Mariupol, onde milhares de pessoas ficaram presas em prédios atingidos na cidade. 

Um dos objetivos do presidente Putin seria “desmilitarizar” e “desnazificar” a Ucrânia e substituir o governo do país por um governante pró-Rússia. 

O último presidente da Ucrânia Petro Poroshenko, conhecido popularmente como “o rei do chocolate”, por ser dono de uma das maiores fábricas de chocolate do mundo, foi o primeiro a ter um posicionamento mais pró-ocidental. 

Não é à toa que o posicionamento do governo de Poroshenko o levou a anexação da Crimeia em seu primeiro ano de mandato presidencial, em 2014. Em seu governo, ele havia dado o primeiro passo em direção ao Membership Action Plan (MAP), uma formalização para a aderência da Ucrânia a Organização do Tratado do Atlântico Norte, a OTAN. 

Em fevereiro de 2019, já no governo de Volodymyr Zelensky, as mudanças na constituição da Ucrânia foram concretizadas para se enquadrar nas exigências de aderência à OTAN. 

Apesar disso, os EUA não tomaram ainda medidas mais efetivas na Ucrânia por temerem uma guerra que tome proporções ainda maiores. O chamado Mutual Assured Destruction, o MAD é uma doutrina de estratégia militar que assume que uma vez que potências nucleares entrarem em conflito direto, poderiam causar uma destruição total. 


Saiba mais
Focados na reunião da OTAN, os índices registram resultados mistos na manhã desta quinta (24)


Enquanto isso, os EUA aplicam um dos mais severos conjuntos de sanções econômicas da história para inibir a Rússia. A OTAN se reúne nesta manhã (24) em caráter extraordinário em Bruxelas para discutir a segurança militar europeia.  

Betania Moser

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

42 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…