Internacional

FOMC: pausa na curva de juros foi considerada

1 Minutos de leitura

Uma eventual pausa no ritmo de ajustes das taxas de juros dos Estados Unidos foi considerada pelo Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) na última reunião de política monetária, aponta a ata divulgada nesta quarta-feira (12). 

O Fed decidiu por um ajuste de 25 pontos-base nas taxas de juros na reunião de março em meio a uma crise bancária que levou à falência do Silicon Valley Bank (SVB). 

Na ocasião, alguns economistas acreditavam que uma pausa no ritmo de ajustes era necessária. Do ponto de vista do Fed, porém, essa medida poderia enviar um sinal equivocado para o mercado de que a situação estava pior do que a realidade. 

Apesar da falência do ‘banco das startups’, a crise bancária aparenta não ter contaminado o mercado bancário de maneira mais grave. 


Saiba mais

Inflação dos EUA soma 5% anualmente em março, abaixo do esperado


“Membros participantes considerarem se uma pausa no ajuste seria apropriada”, diz a ata do FOMC. Os oficiais, porém, consideraram que o ajuste promovido pelo Fed “ajudou a acalmar as condições no setor bancário e reduzir os riscos de curto prazo na atividade econômica e inflação”. 

A próxima reunião do Fed está marcada para acontecer no dia 3 de maio, com expectativa de mais um ajuste de 25 pontos-base, elevando a taxa variável entre 5% e 5,25%. 

A inflação e geração de empregos não-agrícolas de março vieram abaixo do esperado pelo mercado, podendo indicar que a postura do Fed já está gerando o efeito desejado. 

Mesmo assim, os membros do FOMC apontaram que a inflação ainda segue muito acima da meta de 2%: 

“Participantes observaram que a inflação segue muito alta e o mercado trabalhista permaneceu muito apertado; resultante disso, eles anteciparam que mais aperto monetário poderá ser apropriado”. 


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…