Internacional

Fórum Econômico Mundial inicia seus discursos remotamente; Erupção no Pacífico gera danos para Tonga

2 Minutos de leitura

Fórum Econômico Mundial inicia seus discursos remotamente 
 
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, discursou nesta segunda-feira (17) no Fórum Econômico Mundial. Guterres, que estava em Nova Iorque, falou sobre a lenta recuperação que o comércio internacional falou sobre a lenta recuperação do comércio internacional, em referência ao mais recente relatório econômico divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) 

Guterres destacou três pontos a serem discutidos no evento: a unidade necessária para a vacinação em todo globo, a necessidade de reformas no sistema econômico global e questões climáticas. 

 Xi Jinping também discursou remotamente para o Fórum Econômico Mundial. O presidente chinês reforçou o compromisso com a distribuição de vacinas para países da ASEAN (Associação dos países do Sudeste Asiático, da sigla em inglês) e do continente africano.  

A China, que já distribuiu mais de 2 bilhões de vacinas e 160 países, promete a distribuição de pelo mais 1 bilhão de doses, sendo parte destas como doação. 

O discurso do presidente chinês foi marcado pelo multilateralismo, colocando em cheque a necessidade de cooperação dos países. Também enfatizou a necessidade de um sistema de comércio internacional onde a Organização Mundial do Comércio (OMC) seja o centro, com regras para o que chama de “economia digital” e para a inteligência artificial.  

Além disso, outro grande destaque foi o desejo do “fim da mentalidade de Guerra Fria”, para uma coexistência onde todos os países ganhem. 

O Fórum Econômico Mundial é realizada anualmente na cidade suíça de Davos, e tem como foco a discussão de questões econômicas, políticas e ambientais.   
 


Erupção no Pacífico gera danos para Tonga 

Uma erupção vulcânica no fundo do mar aconteceu neste domingo 16, e atingiu as costas de Tonga, país banhado pelo Oceano Pacífico. 

Países como os EUA também registraram o aumento da intensidade das ondas em suas costas e alertas foram gerados no Equador e Chile. O Japão reportou a inundação de algumas cidades. 


Saiba mais
Microsoft anuncia a aquisição da Activision Blizzard por US$ 70 bilhões


Tonga, que faz parte do arquipélago da Polinésia, recebeu ajuda da Austrália e Nova Zelândia, que sobrevoaram a ilha para avaliar os estragos. Informações apontam a possibilidade do cabo de fibra óptica que conecta Tonga e Fiji estar danificado. O cabo em questão dá acesso a internet, conectando a ilha com o resto do mundo. 

Um tsunami de baixa intensidade, segundo cientistas, recebe essa nomenclatura por conta do tamanho das suas ondas. As mesmas costumam ficar na faixa de 1,20. 

Imagem: AFP / Reprodução
 

Betania Moser

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

42 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…