Internacional

Japão anuncia o banimento das importações carvão russo, país também expulsa 8 diplomatas

2 Minutos de leitura

Nesta sexta-feira (08), o primeiro-ministro do Japão Fumio Kishida anunciou mais uma rodada de sanções do país à Rússia em resposta à invasão da Ucrânia. Hoje, o país asiático baniu as importações de carvão russo, além da expulsão de oito diplomatas russos em território japonês. 

O Japão ainda não havia anunciado um pacote robusto de sanções em resposta ao conflito no leste europeu, que se estende desde o dia 24 de fevereiro. Ontem (07), o G7 – bloco econômico com os sete países mais industrializados do mundo – havia publicado uma nota oficial afirmando que os países membros iriam endurecer ainda mais as sanções contra Moscou. 

“A Rússia violou repetidamente o direito internacional humanitário matando civis e atacando usinas nucleares. Estes são crimes de guerra imperdoáveis”, apontou premier japonês. “Com medidas decisivas e suporte que atenda às necessidades do povo ucraniano, deixaremos claro que a comunidade internacional nunca aceitará a violência russa e o Japão está junto com a Ucrânia”. 

Atualmente, o Japão é o terceiro maior importador de carvão do mundo. Exatamente por isso o país demorou para concordar em se juntar aos países do Ocidente nas sanções contra a commodity russa. O ministro de Comércio Koichi Hagiuda afirmou que as importações de carvão russo serão diminuídas gradualmente enquanto o país procura por novos fornecedores. 

Segundo dados do governo japonês, o carvão russo corresponde a 11% do total que o país importa da commodity de outros países. A Rússia também é o quinto maior fornecedor de gás natural do mercado japonês. 

“Nós precisaríamos encontrar fornecedores alternativos ou enfrentaríamos dificuldades para garantir o carvão doméstico que poderia levar a falta de energia e tal. Precisamos evitar tal situação”, apontou Hagiuda. “Vamos cooperar com as sanções contra a Rússia sem sobrecarregar a indústria doméstica”. 

O movimento de expulsão de diplomatas também é bem raro por parte do Ministério de Relações Exteriores do Japão, mas as divergências com a Rússia não são de hoje. Oficialmente, os dois países ainda não assinaram um acordo de paz que encerre as hostilidades da Segunda Guerra Mundial entre as duas nações. 


Saiba mais 

Iene atinge o menor valor em 7 anos: é o fim do “safe haven” para os investidores?


Isso porque os dois disputam o controle sobre as Ilhas Curilas. Nos últimos anos, as duas nações tinham avançado em conversas por um acordo de paz e para a elaboração de projetos econômicos para o desenvolvimento do arquipélago. Com o anúncio das primeiras sanções contra a Rússia, há cerca de três semanas, o Kremlin respondeu suspendendo as negociações com o Japão. 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…