Internacional

Países da Europa expulsam diplomatas russos, UE deve propor novas sanções nesta terça (05) 

2 Minutos de leitura

Nesta terça-feira (05), três países da Europa anunciaram a expulsão de diplomatas russos por conta de riscos à segurança. Além dos anúncios feitos hoje na Itália, Dinamarca e Suécia hoje, outros países já vinham expulsando diplomatas russos nos últimos dias. 

Na Itália, o ministro de Relações Exteriores Luigi Di Maio justificou a expulsão dos 30 diplomatas russos no país. “A medida está de acordo com outros parceiros europeus e do Atlântico e é necessária por razões ligadas à nossa segurança nacional e pelo contexto da atual crise causada pela agressão injustificada contra a Ucrânia por parte da Federação Russa”, apontou o chanceler. 

Também nesta terça, a Dinamarca expulsou 15 diplomatas russos do país. O chanceler Jeppe Kofod apontou que a expulsão dos diplomatas vem em resposta a “mais um exemplo de brutalidade, crueldade e crimes de guerra, que aparentemente aconteceram em Bucha”. 

“Nós queremos mandar uma mensagem clara para a Rússia de que espionagem em território dinamarquês é inaceitável”, apontou. Kofod afirmou ainda, no entanto, que não está nos planos da Dinamarca cortar completamente as relações diplomáticas com Moscou. Segundo ele, o embaixador russo na Dinamarca, Vladimir Barbin, não faz parte da lista de diplomatas sancionados. A embaixada russa em Copenhage e o embaixador serão mantidos. 

Na Suécia, três diplomatas foram expulsos do território nacional sob acusação de espionagem. A ministra de Relações Exteriores Ann Linde apontou que a Rússia está desrespeitando os acordos firmados na Convenção de Viena. “Eles não estão seguindo a Convenção de Viena e estão executando operações ilegais de inteligência”, afirmou a chanceler. 

Além das três nações que anunciaram expulsão de diplomatas russos nesta terça, Alemanha e França anunciaram ontem (05) a expulsão de diplomatas de seus territórios. Também nesta segunda, a Lituânia expulsou o embaixador russo do país. 

Em resposta a expulsão de parte da equipe na Alemanha, a embaixada russa em Berlim afirmou que a decisão limita a capacidade de manutenção das relações diplomáticas entre os países. “A redução infundada do número de funcionários das missões russas na Alemanha limitará o espaço para manter o diálogo entre os países, deteriorando a relação Rússia-Alemanha”, apontou em nota. 


Saiba mais

Mesmo após sanções, moeda da Rússia já apresenta recuperação total: entenda o porquê


Além da expulsão de diplomatas russos, países da Europa também avançam em conversas para uma nova rodada de sanções à Rússia. Nesta terça, a Comissão Europeia anunciou o banimento da importação de carvão e outros produtos vindos da Rússia em resposta às ações do exército russo em território ucraniano. 

O banimento das importações russas é avaliado em cerca de 9 bilhões de euros ao ano. Ao anunciar as novas sanções, a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen afirmou ainda que a UE cessará a exportação de produtos de diversos setores para a Rússia, rompendo um fluxo de 10 bilhões de euros ao ano. 

Imagem em destaque: Twitter / reprodução 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…