Internacional

Presidente ucraniano diz que foi “deixado sozinho” em guerra contra a Rússia 

2 Minutos de leitura

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy prometeu permanecer na capital do país enquanto as tropas militares russas avançam em direção a Kiev. Ele afirmou que vai permanecer no país juntamente com outros ministros, mesmo sob os ataques russos.  

Zelenskyy ainda disse que ele é o alvo número um e sua família o alvo número dois da Rússia. O presidente ucraniano denunciou um “abandono” por parte dos outros países europeus. 

A Rússia lançou o ataque contra a Ucrânia após a declaração de guerra do presidente Vladimir Putin ao país na madrugada da quinta-feira (24), deixando mortos e provocando protestos pelo mundo. 

O presidente da OTAN, Jens Stoltenberg, condenou fortemente a invasão por acreditar ser um ataque sem justificativa, mesmo que o bloco de segurança mútua, não ter prestado ajuda militar até o momento. 

Por outro lado Florence Parly, ministra da defesa francesa, afirmou em entrevista em uma rádio que a Europa e os EUA não desejam estar em guerra com uma superpotência nuclear como a Rússia. 

Até o momento, a falta efetiva de ajuda militar de outros países europeus, principalmente da OTAN, confirma o discurso do presidente Volodymyr Zelenskyy sobre o receio desses líderes em entrar em uma guerra contra o Kremlin.  

“Quero apelar mais uma vez ao Presidente da Federação Russa. A luta está acontecendo em toda a Ucrânia. Vamos sentar à mesa de negociações para parar a morte de pessoas.”, disse o presidente ucraniano. 

Nas redes sociais, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, recebeu ministros da mesma pasta das recém-criadas Repúblicas de Donetsk e de Lugansk. 


Saiba mais

Bolsas se recuperam das quedas nesta sexta (25) e acompanham o rápido avanço da invasão russa na capital Kiev


Até mesmo a final da Liga dos Campeões foi afetada com a invasão. Ela aconteceria em São Petersburgo na Rússia e foi transferida para Paris. 

A guerra também provocou deslocamentos em massa da população da Ucrânia. Um dos principais destinos é a Polônia. Os voos do país foram cancelados, mas a população procura fugir do conflito pelas estradas ou pelas linhas de trem, que levam em direção a fronteira do país. 

Betania Moser

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

42 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…