O volume de vendas no varejo no Reino Unido caiu 1,0% em dezembro de 2022 ante novembro, mostram os dados publicados nesta sexta-feira (20) pelo Escritório de Estatísticas Nacional (ONS, na sigla em inglês).
A retração no comércio varejista britânico veio acima do esperado pelo mercado, que projetava queda de 0,5% nas vendas no varejo em dezembro. Na comparação anual, o volume de vendas caiu 5,8% ante o registrado em dezembro de 2021 – bastante acima da queda de 4,1% esperada.
De acordo com o ONS, as vendas no varejo se encontram hoje 1,7% abaixo do patamar pré-pandemia.
Varejistas apontam que a inflação tem minado o poder de compra dos britânicos e foi responsável pela queda nas vendas mesmo com os feriados de fim de ano em dezembro. Os números sustentam a hipótese levantada pelos lojistas: as vendas em lojas não alimentícias caíram 2,1% no mês, ante queda de 0,3% em lojas de produtos alimentícios.
O relatório do ONS mostra ainda que recentes paralisações de funcionários da Royal Mail, principal serviço postal britânico, afastou – ainda que levemente – os consumidores do e-commerce. A fatia de vendas online no varejo caiu de 25,9% em novembro para 25,4% em dezembro de 2022.
A queda nas vendas varejistas no país deve aumentar os níveis de preocupação do mercado com o crescimento da economia britânica ao longo dos próximos meses. Ontem (19), o presidente do Banco da Inglaterra (BoE) Andrew Bailey afirmou que a inflação no Reino Unido deve cair de forma acentuada a partir da primavera do hemisfério norte – que ocorre entre março e junho. Bailey afirmou ainda que o país deve passar por uma leve recessão em 2023.
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