Internacional

Reino Unido: vendas no varejo caem mais do que esperado em dezembro

1 Minutos de leitura

O volume de vendas no varejo no Reino Unido caiu 1,0% em dezembro de 2022 ante novembro, mostram os dados publicados nesta sexta-feira (20) pelo Escritório de Estatísticas Nacional (ONS, na sigla em inglês). 

A retração no comércio varejista britânico veio acima do esperado pelo mercado, que projetava queda de 0,5% nas vendas no varejo em dezembro. Na comparação anual, o volume de vendas caiu 5,8% ante o registrado em dezembro de 2021 – bastante acima da queda de 4,1% esperada. 

De acordo com o ONS, as vendas no varejo se encontram hoje 1,7% abaixo do patamar pré-pandemia. 

Varejistas apontam que a inflação tem minado o poder de compra dos britânicos e foi responsável pela queda nas vendas mesmo com os feriados de fim de ano em dezembro. Os números sustentam a hipótese levantada pelos lojistas: as vendas em lojas não alimentícias caíram 2,1% no mês, ante queda de 0,3% em lojas de produtos alimentícios. 

O relatório do ONS mostra ainda que recentes paralisações de funcionários da Royal Mail, principal serviço postal britânico, afastou – ainda que levemente – os consumidores do e-commerce. A fatia de vendas online no varejo caiu de 25,9% em novembro para 25,4% em dezembro de 2022. 

A queda nas vendas varejistas no país deve aumentar os níveis de preocupação do mercado com o crescimento da economia britânica ao longo dos próximos meses. Ontem (19), o presidente do Banco da Inglaterra (BoE) Andrew Bailey afirmou que a inflação no Reino Unido deve cair de forma acentuada a partir da primavera do hemisfério norte – que ocorre entre março e junho. Bailey afirmou ainda que o país deve passar por uma leve recessão em 2023.


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos? 

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…