Internacional

Revisão confirma inflação da zona do euro em 6,9%

2 Minutos de leitura

O Índice Harmonizado de Preços ao Consumidor (HICP, na sigla em inglês), indicador oficial da inflação na zona do euro, acumula alta de 6,9% nos últimos 12 meses. Os dados revisados foram publicados hoje (19) pela Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia (UE). 

Com os dados revisados, confirmou-se uma forte desaceleração na inflação da zona do euro — em fevereiro, o HICP acumulava alta de 8,5% na base anual. O resultado veio em linha com o esperado pelo mercado. 

Na taxa mensal, o indicador avançou 0,9% e também confirmou as expectativas do mercado. 

Segundo a Eurostat, a maior contribuição para a inflação de março veio do grupo Alimentos, álcool e tabaco, com impacto de 3,12 pontos percentuais no HICP, seguido por Serviços (2,10 p.p.), Bens industriais não energéticos (1,71 p.p.). Na contramão, o setor de energia teve um impacto de -0,05 p.p. no indicador. 

Em março de 2023, o núcleo da inflação da zona do euro — que exclui as variações em Energia e Alimentação, álcool e tabaco — teve alta de 1,3% e acumula agora 5,7% na taxa anual. Ambos os resultados vieram em linha com o esperado pelo mercado. 

A maior inflação anual na UE foi registrada na Hungria, onde o indicador acumula alta de 25,6% nos últimos 12 meses, seguido por Letônia (17,2%) e Chéquia (16,5%). As menores taxas foram registradas em Luxemburgo (2,9%), Espanha (3,1%) e Países Baixos (4,5%). 

De acordo com a Eurostat, a inflação recuou em 25 dos 27 países-membros do bloco pan-europeu. 


Saiba mais

PIB da China sobe 4,5% anualmente no primeiro trimestre, acima do esperado


A zona do euro é um bloco composto por 20 países que adotam o euro como moeda oficial, sendo eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Portugal.       

Bulgária, Dinamarca, Hungria, Polônia, Romênia, Suécia e Tchéquia são países-membros da UE, mas adotam tem sua própria moeda oficial.


Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…