Internacional

Taiwan condena Rússia pelo apoio a Donetsk e Luganks  

2 Minutos de leitura

Nesta quarta-feira (23), Taiwan condenou as regiões separatistas ucranianas, agora reconhecidas como República de Donetsk e Lugansk.  

A China reivindica a ilha de Taiwan como parte do seu território. Em alguns momentos da história, o a ilha era reconhecida como o representante de toda a China como na ONU, papel que assumiu até o ano de 1971. Após esse período, o país foi substituído pela República Popular da China. 

A porta voz para o governo chinês Hua Chunying afirmou que a ilha sempre foi uma parte da China e que este fato é historicamente indiscutível, apesar de não concordar que a crise no continente europeu seja similar a essa discordância chinesa. 

Em contrapartida, Taiwan discordou fortemente deste discurso. Tsai Ing-wen, presidente da ilha, prevê um aumento da vigilância militar como posicionamento ativo em meio as declarações de Pequim. 

Em meio a crise que está ocorrendo no leste europeu entre Rússia e Ucrânia, em que o separatismo está sendo amplamente discutido, essas antigas reivindicações de território têm tomado espaço nas análises internacionais.  

Historicamente, a divisão entre os governos do continente chinês e Taipé se originaram nas disputas internas entre chineses nacionalistas — partido chamado de Kuomitang — e chineses comunistas de Mao Tsé Tung na Revolução Chinesa ocorrida em 1949.  

Nas segunda guerra Sino-Japonesa (1937-1945), os dois partidos uniram-se para expulsar o Império do Japão de seu território, provando que a identidade chinesa seria mais latente que as divergências políticas internas 

Entretanto, após estes conflitos os dois partidos teriam voltado a discordar de qual seria a forma correta de governar o país. No ano de 1949, os nacionalistas fugiram para Taiwan e formaram o governo local após perderam a guerra civil para Mao.  

O conflito no leste europeu acontece por motivos geopolíticos diferentes. Kiev, já foi palco de diversas disputas e tornou-se capital do Império da Rússia em momentos de sua história. 


Saiba mais
Bolsas da Europa fecham majoritariamente em baixa nesta quarta (23)


A Ucrânia é um país com apenas 30 anos de duração, já que foi fundado como república no período de queda da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) entre os anos de 1989 e 1991. 

Betania Moser

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

42 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…