Internacional

Última revisão confirma retração de 1,6% no PIB dos EUA no 1º tri

1 Minutos de leitura

De acordo com dados divulgados pela Bureau of Economic Analysis (BEA) dos Estados Unidos na manhã desta quarta-feira (29), o Produto Interno Bruto (PIB) do país teve retração de 1,6% no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período do ano passado. 

A terceira e última revisão do PIB piorou os resultados da última divulgação, da última semana de maio, que apontava uma retração de 1,5%. 

De acordo com o BEA, a revisão para baixo se deu por melhores estimativas das despesas de consumo pessoal (PCE em inglês) que haviam sido compensadas por resultados do investimento em estoque privado. 

A retração do primeiro trimestre também é resultado direto da pandemia de COVID-19 e da variante Ômicron. 

“No primeiro trimestre, um aumento nos casos de COVID-19 relacionados à variante Ômicron resultou em restrições e disfunções em operações em parte do país”, disse o BEA. “A assistência governamental em forma de empréstimos para as empresas, bonificações para governos locais e benefícios sociais reduziram na medida em que diversos programas federais encerraram”. 

Os economistas acompanham de perto os resultados inflacionários e de crescimento econômico dos Estados Unidos, analisando principalmente os efeitos da guerra da Ucrânia. 

Resultados do consumo do país acelerou em abril, um efeito rebote dos resultados anteriores, mas o momento de alta pode estar sendo perdido na medida em que as medidas de política monetária do Fed enviam ondas de medo de uma recessão. 

O último reajuste de 0,75 p.p. nas taxas variáveis de juros do país foi classificado como “atípico” pelo chairman do Fed, Jerome Powell. É aguardado que próxima reunião do FOMC ajuste de 0,50 p.p. a 0,75 p.p. novamente, mas o ritmo não deve seguir o mesmo até o término do ano. 

O receio do mercado é que a corrida do Fed para tentar barrar os efeitos inflacionários não seja o suficiente para evitar retrações na economia em 2023. Na semana passada, Powell admitiu pela primeira vez que a possibilidade existe. 

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…