ArtigosCuriosidadesEducação FinanceiraRenda Fixa

2022: o ano da Renda Fixa!

3 Minutos de leitura

Estamos no melhor momento da renda fixa dos últimos 6 anos.

Momentos como esses são raros e não podem ser perdidos.

A renda fixa é determinada pela taxa de juros, e essa taxa funciona como se fosse uma mola, ora se expande e ora se comprime, então o segredo é aproveitar os movimentos de expansão para garantir excelentes retornos pelos próximos vários anos.

Para chegar no ponto de expansão máxima demora muitos anos, a última vez foi em 2016, ou seja, demorou 6 anos para voltar para a expansão máxima.

E mais, quando chegamos na expansão máxima como agora, esse tempo dura pouco, então é o momento de aproveitar.

Mas qual tipo de rentabilidade escolher: pós-fixado, prefixado ou atrelado à inflação?

O investimento pós-fixado é uma das aplicações de renda fixa mais comuns no Brasil.

A característica desse investimento é que o rendimento é 100% indexado a uma taxa, geralmente a taxa Selic ou ao CDI.

Se for título público (tesouro direto) a vinculação é com a taxa Selic, se for título privado é com o CDI.

Mas cuidado com esse tipo de investimento, o que parece ser um bom investimento agora, no médio prazo tende a ser bastante ruim.

Neste momento o Banco Central elevou a taxa Selic para reduzir a inflação que supera os 10% no acumulado dos últimos 12 meses, e se ela for reduzida de fato, logo após a taxa Selic poderá ser reduzida para estimular a economia.

Por consequência a rentabilidade do pós-fixado também será reduzida na mesma proporção, logo não é um bom momento para escolher esse tipo de investimento.

É óbvio que as coisas podem piorar e sair do controle, ou seja, os juros podem continuar subindo por bom período ainda, mas no momento não é o meu cenário base.

O investimento prefixado é caracterizado pela definição exata de quanto será o seu rendimento no momento da aplicação, ou seja, não depende de nenhum índice para determinar a sua rentabilidade e o investidor sabe exatamente quanto receberá de juros no final do prazo do investimento.

Neste momento de juros altos, é um bom momento para travar uma boa rentabilidade com o prefixado para os próximos anos, pois mesmo se a taxa Selic vier a cair, a rentabilidade está garantida.

O investimento atrelado ao IPCA é caracterizado por ser híbrido, ou seja, ele paga uma taxa de juros que é um somatório da inflação medido pelo IPCA e mais uma taxa de juros prefixada.

Como esses títulos possuem uma parte prefixada, o raciocínio é muito semelhante ao do próprio título prefixado e é um bom momento para travar uma boa rentabilidade por vários anos com o atrelado à inflação.

Tudo o que falamos até aqui vale tanto para títulos privados quanto para títulos públicos negociados na plataforma do Tesouro Direto

Mas uma enorme vantagem dos títulos disponíveis no Tesouro Direto é que todos eles têm a garantia da liquidez diária, ou seja, o investidor não precisa esperar o vencimento do título, é possível resgatar antecipadamente a qualquer momento.

No entanto, no caso de resgate antecipado, os títulos no Tesouro Direto são negociados a valor de mercado conforme a taxa de juros de momento.

Na marcação a mercado o preço do título muda todos os dias, atualmente 3 vezes ao dia, de forma a reprecificar a taxa de juros do momento, ou seja, não existe nenhuma garantia de rentabilidade antes do vencimento.

Isso significa que o valor de mercado pode ser menor, muito menor, maior ou muito maior que o valor investido, então de fato o investidor pode ter grandes perdas ou ganhos extraordinários com um investimento que é classificado como renda fixa.

Então o segredo é saber o momento de compra e de venda antecipada para evitar grandes perdas, e muito pelo contrário, lucrar bastante identificando esses momentos mais adequados.

Estamos diante da melhor oportunidade da renda fixa para a estratégia de Multiplicação de Capital com o Tesouro Direto.

Só para ilustrar o tamanho do potencial que estamos vendo neste momento, na última vez que estivemos em cenário parecido foi em 2016.

Naquela oportunidade, quem utilizou as nossas estratégias tiveram ganhos de mais de 200% (DUZENTOS POR CENTO) líquidos em 2 ou 3 anos!

Para turbinar a sua rentabilidade com o Tesouro Direto CLIQUE AQUI.

Enfim, esse é o exato momento de você aproveitar as oportunidades dos juros altos para garantir ótimos investimentos pelos próximos vários anos e também para utilizar estratégias de curto e médio prazo com o Tesouro Direto.

Para mais conhecimento me siga no instagram: @rondinelliborges

Te espero lá. Forte abraço.

Rondinelli Borges

Criador do Método IAP da Previdência Privada e do Método IRM do Tesouro Direto. Educador financeiro. Auditor Fiscal da Receita Estadual. Especialista em Finanças e Investimentos pela PUC-RS. Especialista em Direito Tributário pelo IBET-SC e pela UNIDERP. Graduado em Engenharia Elétrica pela UFU-MG. É estrategista e praticante do mercado financeiro há mais de 10 anos e tem ajudado muitas pessoas a melhorarem o resultado dos seus investimentos. Mesmo quem achava que era impossível vem tendo resultados fantásticos. Adepto da filosofia de que a maior sofisticação está na simplicidade!

135 posts

Sobre o autor
Criador do Método IAP da Previdência Privada e do Método IRM do Tesouro Direto. Educador financeiro. Auditor Fiscal da Receita Estadual. Especialista em Finanças e Investimentos pela PUC-RS. Especialista em Direito Tributário pelo IBET-SC e pela UNIDERP. Graduado em Engenharia Elétrica pela UFU-MG. É estrategista e praticante do mercado financeiro há mais de 10 anos e tem ajudado muitas pessoas a melhorarem o resultado dos seus investimentos. Mesmo quem achava que era impossível vem tendo resultados fantásticos. Adepto da filosofia de que a maior sofisticação está na simplicidade!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…