AÇÕESNotíciasRenda Variável

B3 anuncia Nova Carteira Teórica do Ibovespa

1 Minutos de leitura

B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) anunciou Nova Carteira do Índice Bovespa, que agora conta com a presença de empresas recém-chegadas e uma modificação nos pesos das ações. A petroleira PetroRio afirmou entrada na lista nesta terça-feira (08), o que, para a empresa, resulta numa maior procura de investidores por PRIO3 pelos próximos dias. A participação da construtora Eztec (EZTC3) também foi inclusa.

Alterações já passam a valer desde data de divulgação (08 de setembro) e são válidas até 30 de dezembro deste ano. 

Vale lembrar que o Índice Bovespa, um dos principais índices da B3, é composto pelas ações mais negociadas na Bolsa de Valores nos últimos 12 meses, além de ser um índice revisado quadrimestralmente. Hoje o Ibovespa totaliza 77 ativos listados de 74 empresas, os que apresentam maior peso na carteira são:

  • Vale (VALE3): 10,46%
  • Itaú Unibanco (ITUB4): 6,38%
  • Petrobras (PETR4): 5,62%
  • B3 (B3SA3): 5,33%
  • Bradesco (BBDC4): 5,03%

A lista dos ativos com maior peso na Carteira Técnica se manteve igual, em comparação a carteira anterior válida apenas até sexta-feira (04) com a atual anunciada terça-feira (08). A única alteração foi que o Bradesco caiu duas posições, de terceiro foi para quinto lugar. 

Qual o resultado dessas alterações para o investidor?

A Carteira Teórica do Ibovespa tem potencial de repercutir no movimento do mercado, pelo fato de servir como uma referência para os investidores, tanto internos quanto externos. Dessa forma, a entrada ou a saída de uma nova empresa,  ou até mesmo alteração no peso do ativo pode resultar em oscilações nos preços dos papéis dessas mesmas ações. 

Outros índices também foram divulgados. Para acessar os anexos, clique aqui

smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…