AÇÕESInvestimentos no exteriorNotíciasRenda Variável

Pessimismo contribuiu para queda do Ibovespa e alta do dólar na terça-feira

1 Minutos de leitura

O Ibovespa fechou em queda no final da tarde de ontem (06), diante de notícias que decepcionaram e desencorajaram investidores ao longo do dia. Saiba quais são os principais fatores que contribuíram para o resultado negativo.

A decisão de Trump de frear negociações de um pacote de estímulos à economia norte-americana foi um dos elementos que desanimou o investidor. Um acordo entre republicanos e democratas estava sendo projetado para o início dessa semana, mas Trump garantiu que esses estímulos só serão aprovados após sua reeleição em novembro.

Trump fez o pronunciamento um pouco antes das 15h, no horário de Nova York. Veja no gráfico do Dow Jones, como repercutiu a fala. O mesmo aconteceu nos futuros do S&P 500 e Nasdaq.

Futuros da Dow Jones apresentaram queda após decisão de Trump. Foto: Refinitiv / reprodução

Outra condição de pessimismo foi a fala de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve. Powell alegou que a recuperação econômica dos Estados Unidos ainda está muito longe de ser concluída e corre risco de cair em uma “espiral descendente” se não houverem esforços para controlar a pandemia do novo coronavírus.

“Muito pouco apoio levaria a uma recuperação fraca, criando dificuldades desnecessárias para famílias e empresas”, pontuou o presidente do Federal Reserve.

O último fator que pode ter sido determinante no baixo desempenho do Ibovespa foi a possibilidade de o Presidente Jair Bolsonaro postergar o anúncio do Renda Cidadã para depois das eleições municipais, para evitar desgaste político de seus aliados.

Nos últimos dias, a possibilidade da extinção do desconto de 20% na declaração simplificada do IRPF foi colocada em pauta. Deste modo, o governo poderia abrir espaços no orçamento para o programa social que vem sendo estudado para substituir o Auxílio Emergencial.

O Ibovespa fechou o dia de ontem em queda de 0,49%, aos 95.615 pontos e volume financeiro negociado de R$26,784 bilhões, enquanto o dólar subiu 0,41%, com cotação a R$ 5,59.

smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…