Notícias

Guedes quer aprovar novo imposto sobre transações digitais

1 Minutos de leitura

O ministro Paulo Guedes defendeu, durante um seminário online promovido pelo Instituto Brasiliense de Direito Público na noite de ontem (14), a criação de um imposto sobre transações digitais. Guedes explicou a necessidade da cobrança dizendo que se o governo criou a infovia digital gratuita para pagamentos, pode cobrar um pequeno imposto pelo uso dessa ferramenta.

Mesmo usando esse raciocínio, o ministro não mencionou o Pix, que tem seu lançamento planejado para novembro, pelo Banco Central. A novidade vai permitir que pagamentos e transferências sejam feitas instantaneamente 24 horas por dia, inclusive em domingos e feriados. O custo operacional do Pix é significativamente mais baixo do que as modalidades já existentes e consolidadas no mercado brasileiro, como o TED (Transferência Eletrônica Disponível), o DOC (Documento de Ordem Simples) e pagamentos por cartões de débito e crédito. De acordo com o Banco Central, o Pix será gratuito para as transações realizadas por pessoas físicas.

Paulo Guedes se apoiou em grandes economias para justificar a implantação de um novo imposto, destacando que o governo está estruturando essa cobrança de forma semelhante ao que está sendo discutido em outros países. Ainda segundo o ministro, os bancos cobram atualmente uma taxa equivalente à antiga CPMF, nas tarifas aplicadas em transferências, que representam 1-3% das transações. “Isso é dez vezes mais que o imposto que estamos considerando pelo tráfego digital”, completou.

No mês de agosto, a assessoria do ministro revelou que o imposto planejado nos moldes da CPMF tributa todas as operações da economia, não apenas as digitais.

Foto: Agência O Globo / Reprodução

smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…