Notícias

Moody’s pode reavaliar nota de crédito se Brasil não retomar ajuste fiscal

1 Minutos de leitura

Em evento realizado pela empresa, a vice-presidente e analista sênior do rating brasileiro da Moody’s, Samar Maziad, informou que a agência espera, ainda neste ano ou no começo de 2021, algum avanço do país em relação às reformas de ajuste fiscal. O alerta da agência de classificação de risco foi motivado pela preocupação com o aumento da dívida pública brasileira, causado principalmente pela pandemia de coronavírus.

Na semana passada, a S&P também anunciou a possibilidade de reavaliar o rating brasileiro. Entre os motivos citados pela agência, estavam a preocupação com os meios encontrados para a viabilização do Programa Renda Cidadã e a trajetória fiscal do país.

Desde maio, o Brasil passou a ser considerado Ba2 pela Moody’s. Essa classificação enquadra o país como “estável” e impede que o Brasil volte a ser considerado grau de investimento, indicação influente para investidores estrangeiros. Em 2008, o Brasil conquistou o grau de investimento, porém, em 2015, as agências Fitch e Moody’s, puxadas pela S&P, retiraram o selo de bom pagador.

A Moody’s projeta que a relação entre a dívida pública bruta e o PIB brasileiro supere os 97% em 2021 e ressalta que uma reestruturação no ajuste fiscal é essencial para que o Brasil garanta um crescimento que sustente a recuperação econômica para o próximo ano. Samar Maziad também revelou que nutre expectativas sobre a manutenção do teto de gastos, já que considera este fator como a principal âncora fiscal do Brasil.

Foto: Scott Eells / Reprodução

smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…