Notícias

Baixa demanda de petróleo obriga a Opep a tomar iniciativas

1 Minutos de leitura

Nesta segunda-feira (19) a Organização de países exportadores de petróleo se comprometeu, junto a produtores parceiros, a tomar medidas para evitar a desvalorização do petróleo. Uma nova onda de contágios do novo coronavírus pode frustrar os planos da Opep de aumentar a produção da mercadoria a partir de 2021.

O medo das nações exportadoras de petróleo é que novas ondas de COVID-19 diminuam a demanda internacional pelo produto. Os planos da Opep e seus aliados era de aumentar o bombeamento de petróleo a partir de janeiro de 2021, mas uma possível nos estoques poderia agravar ainda mais a situação e desvalorizar ainda mais a mercadoria.

Vale destacar que a Opep e seus aliados (um grupo apelidado de Opep+), tem diminuído o bombeamento de petróleo como meio de controlar os preços desde 2017. O presidente russo Vladmir Putin e o príncipe herdeiro saudita tem mantido contato para discutir estratégias para controlar o preço do petróleo. Diante da volatilidade do mercado, Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, as conversas entre os dois líderes se torna fundamental.

A curto prazo, a Opep deve reduzir a produção de petróleo em 7,7 milhões de barris por dia (bpd). Em 2021, uma nova redução de mais 2 bpd pode ocorrer já em janeiro.

Imagem em destaque: Yahoo / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…