AÇÕESNotíciasRenda Variável

Enjoei.com se prepara para IPO bilionário

2 Minutos de leitura

O dia 6 de novembro marcará a estreia da Startup Enjoei.com (ENJU3), que pretende levantar mais de R$1 bilhão em sua IPO. A empresa de e-commerce é apenas uma das diversas empresas de tecnologia que estão entrando no mercado acionário brasileiro em 2020.

Nos EUA, a presença de startups na Nasdaq é vasta, enquanto no Brasil este ainda é um setor pouco explorado na Bolsa. A fixação de preços para o IPO da Enjoei.com está marcada para a véspera de sua estreia, 5 de novembro. Outras startups que devem fazer seus IPOs em um futuro próximo são a Méliuz e a Wine.

Fundada em 2009 por Ana Luiza McLaren e Tiê Lima, a Enjoei.com era inicialmente um blog em que o casal e amigos publicavam roupas e acessórios que tinham interesse em vender. Um “brechó online” que rapidamente se transformou em uma plataforma de e-commerce e, consequentemente, um negócio.

Ana, publicitária e gerente de vendas, e Tiê, que também trabalhava no ramo digital, formavam uma dupla capaz de transformar o blog em negócio. Com a expertise do casal, os negócios foram se expandindo até que em 2012 a Enjoei virou um marketplace digital, onde todos os usuários da plataforma têm a possibilidade de anunciar seus próprios “desapegos” em busca de um comprador para os mesmos.

Em 2013 e 2014, a plataforma recebeu aportes financeiros de fundos de investimentos. Primeiro, foi a vez do fundo brasileiro Monashees investir no negócio e, em seguida, veio um aporte do americano Bessemer Venture Partners.

Em mais de uma década de funcionamento, a Enjoei.com se consolidou no mercado como um dos principais marketplaces do país. De roupas e acessórios, hoje no marketplace Enjoei o usuário pode também encontrar móveis, itens de decoração e até videogames e outros produtos de informática. Em 2017, a plataforma fez sua estreia em território argentino com o Ya Fué, versão do marketplace para o país vizinho.

Entre julho de 2019 e junho de 2020, o marketplace contabilizou uma média de 23 milhões de acessos mensais. Apenas em junho deste ano, foram feitos mais de 350 mil anúncios na plataforma.

É necessário pontuar, porém, que a Enjoei.com ainda não é uma empresa lucrativa, cenário comum à grande maioria das startups que abrem capital no mercado estrangeiro. Em 2019, a plataforma acumulou um prejuízo líquido de R$20,7 milhões, valor semelhante aos R$20,1 milhões de 2018.

Com o IPO estimado entre R$10,25 e 13,75, a Enjoei.com pode captar 1,155 bilhão na faixa média do IPO. Ao todo, serão ofertadas 96.265.123 ações, número que pode chegar a 129.957.916 caso haja abertura de lotes extras. Caso os lotes extras sejam disponibilizados, a captação de recursos pode chegar a R$1,55 bilhão.

Os recursos captados no IPO da Enjoei.com serão destinados à expansão da base de usuários, soluções fintech, expansão da equipe para desenvolvimento de produtos e políticas comerciais da empresa.

Imagem em destaque: Wikipédia

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…