Notícias

Mercado imobiliário bate recorde de vendas em agosto

1 Minutos de leitura

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) divulgou na quinta-feira (28) dados referentes às movimentações no mercado imobiliário no mês de agosto deste ano. Segundo os dados do indicador mensal, feito em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), apontou que 13.156 unidades habitacionais foram vendidas somente durante o mês de agosto.

O número aponta uma alta de 58,9% ante o mesmo período do ano passado, e é o melhor resultado mensal do indicador Abrainc-Fipe desde maio de 2014 (14.116 unidades habitacionais vendidas). Segundo a Abrainc, o segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) teve alta de 4,8% em agosto e 8,0% nos últimos três meses, um resultado animador, mas o acumulado dos últimos 12 meses é de uma queda de 7,7% nos últimos 12 meses.

“Os números mostram que a incerteza econômica gerada pela pandemia de Covid-19 vai sendo colocada de lado pelo consumidor, que vê nos juros mais baixos uma oportunidade para adquirir um imóvel”, afirma Luiz Antonio França, presidente da Abrainc. Segundo Luiz Antônio, o aumento nas vendas de imóveis do segmento MAP mostra que a parcela de maior poder aquisitivo da população brasileira está confiante o suficiente no mercado, o que deixa o cenário mais atrativo para as incorporadoras, uma vez que os investimentos se tornam mais seguros.

O relatório aponta, ainda, um aumento nos lançamentos de imóveis ligados ao Minha Casa Minha Vida, com uma alta de 29,5% no mês de agosto. Ao todo, o MCMV representa 75,9% de todas as vendas do mercado imobiliário brasileiro nos últimos 12 meses.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…