Notícias

PIB dos EUA se recupera mais que o esperado no terceiro trimestre

1 Minutos de leitura

O escritório oficial de estatísticas (BEA) do Departamento do Trabalho dos EUA divulgou nesta quinta-feira (28) dados do PIB trimestral do país para o terceiro trimestre de 2020. Segundo a apuração feita pela entidade, o PIB norte-americano subiu 33,1% em relação ao segundo trimestre do ano, o que representa a maior alta de trimestre a trimestre na série histórica do indicador, iniciada em 1947.

De acordo com a agência Reuters, a alta superou as expectativas, que estimavam um salto de 31% em relação ao período anterior. Os resultados são resultado direto dos mais de US$3 trilhões destinados a combater a pandemia pelo governo norte-americano, que estimularam o consumo e conseguiram fazer com que boa parte das atividades econômicas no país fossem retomadas de julho a setembro deste ano.

Os dados ainda devem ser revisados pelo BEA nos próximos meses, mas já representam um alento à economia dos EUA. O PIB do país teve uma queda de 31,4% no segundo trimestre do ano. O escritório afirma ainda que os danos da pandemia na maior economia do mundo ainda não podem ser totalmente calculados, e combater os prejuízos será um esforço de longo prazo por parte dos EUA.

É necessário pontuar ainda que o país, assim como parte da Europa, vem passando por um novo aumento no número de casos de COVID-19. Aliado a falta de perspectiva quando a um novo acordo de estímulo financeiro, as incertezas quanto a saúde da economia estadunidense nos próximos meses tendem a crescer.

O BEA divulgou também que a última semana (encerrada no dia 24 de outubro) viu uma baixa no número de seguros-desemprego solicitados no país, o que aponta para uma desaceleração do desemprego no país.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…