Notícias

Após óbito de voluntário Anvisa suspende testes da vacina chinesa CoronaVac

2 Minutos de leitura

A interrupção dos testes da vacina chinesa, produzida em parceria com Instituto Butantan, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pegou o instituto de surpresa. A  justificativa para a suspensão – período em que serão avaliados riscos/benefício da continuidade da pesquisa – foi a ocorrência de evento adverso em um dos voluntários brasileiros. O evento – a morte de um dos voluntários – ocorreu no dia 29 de outubro e foi comunicado à agência, que publicou o aviso na segunda-feira (9). 

A nota da Anvisa ressalta ainda que com a interrupção do estudo da vacina chinesa, produzida pela farmacêutica Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado. 

A direção do Butantan ressaltou estar à disposição esclarecimentos e afirmou que a Anvisa foi notificada de um óbito de um dos voluntários, mas este não teve relação com os testes. “São mais de 10 mil voluntários nesse momento e podem acontecer óbitos, até em função de um acidente de trânsito”, declarou a direção.

O detalhamento da causa da suspensão do estudo não foi revelado, mas a agência acabou por destacar que dentro da justificativa de “eventos adversos graves”, estão: “óbito; evento adverso potencialmente fatal (aquele que, na opinião do notificante, coloca o indivíduo sob risco imediato de morte devido ao evento adverso ocorrido); incapacidade/invalidez persistente ou significativa; exige internação hospitalar do paciente ou prolonga a internação, entre outros. 

Simpatizante da vacina CoronaVac, o governador de São Paulo, João Doria, esteve no Butantan e informou que o estado vai receber as 120 mil primeiras doses da vacina contra Covid-19, no dia 20 de novembro, fruto de um contrato com a chinesa Sinovac, para a aquisição de 46 milhões de doses –   Ele já havia reafirmado que a Anvisa já havia autorizado a importação dos lotes de 6 milhões de vacinas pelo Instituto Butantan que, inclusive, vai envasar e rotular as mesmas.

A CoronaVac é uma das 10 vacinas do mundo que estão na fase três de testes clínicos, a última etapa antes da aprovação. Os participantes dos testes da vacina da Sinovac no Brasil são profissionais de saúde e, até o momento, já foram aplicadas 15 mil vacinações em nove mil voluntários.

Foto: Pixabay

smart.money

Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…