Notícias

Governo Bolsonaro decide se juntar aos EUA contra a Huawei

2 Minutos de leitura

O Itamaraty decidiu aderir à cruzada dos EUA contra a chinesa Huawei. A empresa deve ser excluída dos planos de estruturação de redes 5G no país. O programa norte-americano Clean Network proíbe o uso de equipamentos da Huawei  nas torres de quinta geração. A informação veio do Secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo.

Pompeo não está no Brasil, mas recebeu a notícia do Keith Krach, subsecretário de Crescimento Econômico, Energia e Meio Ambiente do Departamento de Estado americano, que está no Brasil nesta semana. O Brasil é o primeiro país na américa-latina a aderir ao programa dos EUA.

As operadoras brasileiras, em contrapartida, são contra a adesão do país ao programa Clean Network, sob o pretexto dos altos custos de implementação da tecnologia 5G se caso a proibição da Huawei acontecer.

Os presidentes da Oi, Claro, Tim e Vivo se recusaram a participar de uma reunião com Keith Krach na segunda-feira (9). As empresas disseram que além de estarem evitando reuniões presenciais por conta do COVID-19, eles tem compromisso de transparência com acionistas e a população brasileira, e o tema da discussão está sendo tratado pelo governo federal em fóruns públicos.

O PROGRAMA

O programa Clean Network foi criado pelo governo dos EUA com o pretexto de proteção dos ativos do país, incluindo informações confidenciais de empresas e a privacidade dos cidadãos. A medida é mais uma das batalhas travadas pelo governo Trump contra a China.

Como consta no site do Departamento de Estado dos EUA, as linhas de ações promovidas pelo programa Clean Network são:

  • Clean Carrier (Operadora Limpa): Garantir que operadoras não confiáveis da República Popular da China (RPC) não estejam conectadas às redes de conexões dos EUA.
  • Clean Store (Loja Limpa): Remover aplicativos não confiáveis das lojas virtuais de aplicativos. 
  • Clean Apps (Aplicativos Limpos): Evitar que fabricantes chineses de celulares pré-instalem aplicativos que são confiáveis na loja de aplicativos deles.
  • Clean Cloud (Nuvem Limpa): Evitar que informações sensíveis de cidadãos norte-americanos, e informações de propriedade intelectual de empresas, inclusive informações de pesquisa da vacina contra COVID-19, sejam guardadas e processadas em sistemas baseados em nuvem que rivais estrangeiros tenham acesso, como a Alibaba, Baidu, e Tencent.
  • Clean Cable (Cabo Limpo): Garantir que o sistema de cabos submarinos, que conectam os EUA com o resto do mundo, não seja subvertido para coleta de inteligência pela China.
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…