Notícias

YouTubers e “influenciadores” do mercado financeiro entram na mira da CVM

1 Minutos de leitura

O aumento de “influenciadores” digitais e YouTubers sobre mercado financeiro, além do aumento de pessoas físicas investindo na bolsa, chamou a atenção da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A autarquia publicou um ofício circular nesta quarta-feira (11) definindo o que exatamente classifica a profissão de analista. Analistas de investimentos devem, por exemplo, ser credenciados pelo órgão.

Outros dos critérios citados pela CVM que indicam a regularidade de alguém como analista são: frequência nas publicações, remunerações ou benefícios gerados pelas recomendações, cobrança de taxas de adesão ou assinatura, receitas indiretas, assim como a linguagem e expressões usadas.

A prática de produzir conteúdo para a internet dizendo que é apenas um “opinião”, e não “recomendações de investimentos” é comum, e a CVM disse que neste caso não há consequências legais de imediato. O problema está em quem oferece essas dicas do mercado financeiro sem estar devidamente regularizado, e recebendo remuneração em troca. A prática pode dar de 6 meses a 2 anos de prisão, além de multa.

Segundo o Daniel Maeda, superintendente da CVM, a intenção da autarquia não é de censurar. 

“Sinto que existe uma expectativa de alguns investidores de que a CVM seja quase um órgão de censura. A internet é um ambiente livre. O que nos interessa (monitorar) é a atividade profissional, que exige capacitação e credenciamento”, disse Daniel ao Estadão.

O público que investe na bolsa, além de estar ficando mais jovem, bateu recorde neste ano. A Bolsa do Brasil (B3) alcançou a marca de 3 milhões de pessoas físicas, o dobro comparado com o ano passado.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…