Notícias

Via Varejo muda estratégia para manter faturamento na Black Friday 2020

2 Minutos de leitura

A Black Friday é uma das datas mais importantes do ano para o setor varejista brasileiro, e não é diferente para a Via Varejo (VVAR3), dona do Ponto Frio e Casas Bahia. No ano passado, a data marcou um passo importante para a recuperação das lojas da Via Varejo no mercado brasileiro. Em um único dia, as lojas atingiram R$1 bilhão em receitas.

Em 2020, a pandemia de COVID-19 forçou a rede a mudar suas estratégias para conseguir manter a receita nesta Black Friday. Sem expectativa de ter o mesmo volume de vendas em um único dia, a Via Varejo decidiu antecipar alguns descontos semanas antes da data da Black Friday de 2020, colocando nas ofertas um selo que indica que a promoção em questão será a mesma até a Black Friday. A empresa espera que os descontos antecipados proporcionem aos clientes a chance de se planejar melhor até o dia 27 de novembro, poupando o consumidor da euforia da data e evitando “muvucas” nas lojas.

Com a pandemia, a Via Varejo voltou suas atenções para venda de tickets mais altos. Em entrevista ao site Suno Research, o COO da Via Varejo, Abel Ornelas, afirmou que aposta muito nas condições de parcelamento oferecidas aos consumidores para impulsionar as vendas durante a Black Friday. “Na Black, o ticket médio sobe. Você vende produtos mais caros, ele quer comprar a TV maior, o celular maior, o computador de mais velocidade, é a hora de ele realizar o sonho que ele não consegue no mês a mês”, afirmou.

O executivo ainda reforçou o plano de investir cada vez mais no mercado online. Com a pandemia, a Via Varejo teve um aumento de 219% nas vendas online no terceiro trimestre de 2020 na comparação anual. Além da maior dificuldade de acesso às lojas físicas, o distanciamento social fez com que o consumidor investisse mais em itens domésticos. “Agora, quando você ficou em casa, sobrou mais dinheiro. Agora, três meses dentro de casa, você viu que queria uma TV maior, etc. Com o dinheiro sobrando, o cara comprou. Ele deixou de viajar, de comer fora, e ai sobrou um dinheiro”, afirmou Ornelas.

Também na mira da empresa estão parcerias com empresas de outros setores para fortalecer as relações com o consumidor. Ifood, 99 táxi e Burger King são alguns dos parceiros em potencial.

Imagem em destaque: Tribuna de Jundiaí / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…