Notícias

Carrefour se pronuncia sobre assassinato de João Alberto e promete medidas

2 Minutos de leitura

A rede de supermercados Carrefour (CRFB3) se pronunciou neste sábado (21) sobre o assassinato João Alberto Silveira Freitas, homem negro de 40 anos de idade, pai de 4 filhos. O soldador foi espancado até a morte na unidade do Carrefour de Porto Alegre na última quinta-feira (19).

Em um vídeo veiculado na TV aberta, o CEO do Carrefour Brasil, Noel Prioux, disse que o que ocorreu na loja foi uma “tragédia de dimensões incalculáveis”, e que a extensão do ocorrido está além da compreensão de um homem branco e privilegiado.

Prioux ainda expressou sentimentos pela família de João Alberto, e enviou um pedido de desculpas aos clientes, sociedade e colaboradores. “Se uma crise como essa está acontecendo conosco, é porque temos responsabilidade de mudar isso na sociedade. A morte do João Alberto não pode passar em vão”, disse o CEO.

Ainda no mesmo vídeo, o Vice-Presidente de Recursos Humanos da empresa, João Senise, disse que o ocorrido não representa os valores do Carrefour. Senise disse que a população negra comporta boa parte da força-tarefa da empresa, mas que isso “não é o bastante”. Terminou a fala dizendo que “precisamos de mais ações concretas e efetivas para maior promoção da diversidade”.

ENTENDA O CASO:

O assassinato de João Alberto Silveira Freitas aconteceu na quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra. 2 seguranças e 1 funcionário da unidade do Carrefour de Porto Alegre espancaram e asfixiaram João, que foi agredido por pelo menos 4 minutos. Segundo a polícia, um desentendimento havia acontecido entre João, uma funcionária da loja e um segurança.

Segundo a delegada responsável pelo caso, Roberta Bertoldo, para o Fantástico, a resposta dos seguranças a um soco desferido por João Alberto foi completamente desproporcional. 

Os seguranças do Carrefour eram funcionários terceirizados pelo Grupo Vector. Em nota, a empresa disse que “rescindiu por justa causa os contratos de trabalho dos colaboradores envolvidos na ocorrência”. O Carrefour anunciou o cancelamento do contrato com o Grupo Vector, além de fechar temporariamente a unidade onde o crime aconteceu.

Em reação ao assassinato, inúmeros protestos aconteceram pelo Brasil inteiro durante o final de semana. Em São Paulo, uma unidade do supermercado foi depredada por manifestantes, que depois seguiram para um protesto na frente do Museu de Arte de São Paulo (Masp). Protestos também foram registrados no Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Foto: Reuters / Divulgação

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…