Notícias

Pix movimenta R$9,3 bilhões em sua primeira semana

2 Minutos de leitura

O Pix, novo sistema de pagamentos do Banco Central, registrou 12,2 milhões de transações nos seus primeiros sete dias de operação. No período, válido até o último domingo (22), R$9,3 bilhões foram movimentados na plataforma, os dados são do próprio BC.

Segundo o Banco Central, o sistema do Pix funcionou de maneira integral durante todos os sete dias da sua primeira semana de operações. A entidade afirma ainda que pequenos problemas pontuais foram encontrados, mas as falhas ocorreram em algumas das plataformas próprias das 735 instituições que já operam no Pix.

Para Ângelo Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, a primeira semana do Pix foi “completamente positiva”, com a plataforma sendo capaz de lidar o tempo inteiro com a crescente entrada de novos usuários. “Houve um aumento contínuo do uso da plataforma ao longo da semana, com um ticket médio crescente, mostrando que as pessoas estão ganhando confiança no Pix”. Ainda segundo Ângelo, as operações tiveram uma pequena baixa durante o final de semana em comparação aos dados de segunda à sexta, mas essa diferença deve diminuir ao passo que estabelecimentos comerciais adotem o Pix em vendas presenciais.

Dados do BC apontam que o Pix já possui uma base de 36,635 milhões de usuários registrados, sendo 34,474 milhões de pessoas físicas e 2,160 milhões de pessoas jurídicas. Para os bancos, a entrada do Pix no mercado representa uma chance de conquistar novos clientes a partir de serviços destinados à plataforma. Já existe a possibilidade de pagar boletos de forma instantânea por meio do serviço e diversos bancos estudam a possibilidade de disponibilizar crédito por meio do Pix.

O Bradesco, por exemplo, largou na frente da concorrência e foi o primeiro banco a disponibilizar crédito à pessoas físicas na plataforma, um serviço ainda em fase de testes. Segundo a entidade, esse é o primeiro de muitos produtos que o banco oferecerá tendo como público alvo os usuários do Pix.

Ainda que os resultados iniciais sejam positivos e causem otimismo no mercado, o Pix ainda precisa passar por uma “prova de fogo”. Para especialistas, a Black Friday deste ano será o primeiro grande teste da plataforma. Mesmo com uma base de usuários ainda em construção, a estimativa de recorde nas vendas online da Black Friday deste ano coloca uma certa pressão sobre o Pix.

Vale destacar, porém, que o Pix não deve influenciar nos resultados da Black Friday. Especialistas aguardam para analisar como a plataforma lidará com um volume elevado de transações em um único dia, mas destacam que o Pix ainda é um serviço muito novo e em fase de testes. Um levantamento feito pela Stone, empresa do setor de pagamentos, concluiu ainda que mais de 70% dos empreendedores do país ainda não estão adaptados para receber pagamentos via Pix.

Imagem em destaque: Uol / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…