Renda Variável

Qual o Momento Certo de Vender a Produção Agrícola?

2 minuto/s de leitura

Ganhar dinheiro é tremendamente importante no mundo dos negócios. Deixar de ganhar é algo que não está na agenda de um bom empresário. No Agronegócio não é diferente. Hoje, com muitas ferramentas disponíveis que todo produtor rural e/ou investidor no agro tem, ou deveria ter, fica mais fácil controlar o volume de produção, custo por unidade produzida, frete, entre outros.


Com base em ferramentas como essas, podemos tomar a decisão de qual o momento certo de vender a sua safra. Como todos nós sabemos, o mercado agrícola também é impactado diretamente pelas variáveis oferta e demanda. Principalmente as commodities. Alguns produtos mais artesanais conseguem se destacar e não sofrem tanto pela oscilação de preços, pois tem valor agregado em qualidade, local de produção e grau de utilidade imediata. São mercadorias diferenciadas e que fogem à regra geral de preços.


É claro que não é fácil para ninguém tomar a decisão de, em qual momento vender sua produção agrícola. Todos nós queremos ter uma boa rentabilidade, ou seja, alcançar a melhor margem. Só que nunca sabemos, devido aos altos e baixos de um produto ao longo do ano. Mesmo com muitos analistas nos informando sobre o mercado e tendo ferramentas de alta tecnologia para tomar decisões, sempre corremos o risco de vender no momento em que o produto ainda tem “fôlego” para crescer em preço. Na especulação, devemos ter certo equilíbrio. Se for demais, perdemos o time do negócio.


Saiba mais

Agronegócio e o Aumento de Preços do Mercado Agrícola



Muitas vezes, produtores rurais vendem a sua produção e depois aquele produto tem aumento de preço. Outros, ficam aguardando o melhor momento que, na verdade, nunca chega. Esperam tanto e, mesmo com uma boa margem, acabam passando do momento exato para obter a melhor lucratividade. Com o dinamismo do mercado, sob a influência de grandes players mundiais como Estados Unidos ofertando bastante e, a China, que demanda muitos produtos agrícolas brasileiros para sua segurança alimentar, além do fator clima que provoca grandes abalos nos mercados quando é divulgado algum relatório sobre as previsões climatológicas, fica muito difícil de o empresário rural saber, em todos os anos e em todos os produtos, qual o momento exato em que terá o maior lucro possível. Poderá acertar uma vez ou outra. Contudo, na maioria das vezes, acabará deixando de ganhar se esperar demais ou for precipitado.


Meu conselho é de que todo produtor rural faça da seguinte forma: analise o mercado (números gerais: controle de seus custos de produção e volume produzido, notícias de aumento de demanda em alguns países, clima, etc.) e venda parte da produção logo após a colheita para pagamento de insumos (para aqueles que custeiam a safra através de financiamentos e/ou operação barter). Assim, vai evitar que os juros venham impactar ainda mais na operação. O restante da produção, podemos especular no mercado. Entretanto, assim que encontrarmos um valor que seja satisfatório, isto é, que cubra o custo de produção e que proporcione uma margem segura na operação, não podemos perder a chance de fazer o negócio.


Desta forma, minimizamos os riscos e aumentamos os lucros. A cada safra, fazer um bom negócio e não ficar com a consciência voltada somente para especular o mercado.


O Agro é meu chão!

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada à liberdade financeira.

4 conteúdos

       
Sobre o autor
Supervisor Agrícola na Cadeia Produtiva do Tabaco. Sou Técnico Agrícola, e Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), possuo MBA em Gestão e Economia: Agronegócios pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Sou apaixonado pela agricultura e por tudo aquilo que envolve o trabalho no campo. Além disso, sou diretor de clube de futebol e esportista. Gosto muito de ser competitivo e de metas audaciosas, por isso, tenho comigo a máxima de fazer o melhor possível em todas as atividades. O campo é o meu chão!
       Conteúdos

Quer saber mais sobre investimentos?



Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade




Conteúdos relacionados
AÇÕESNotíciasRenda Variável

Ibovespa segue boa sequência e volta aos 120 mil pontos nesta quarta (14)

1 minuto/s de leitura
Nesta quarta-feira, o Ibovespa deu seguimento à sua boa fase, subindo 0,84% e chegando novamente aos 120 mil pontos desde o dia…
AÇÕESNotíciasRenda Variável

Ibovespa reverte perdas e tem alta nesta terça (13)

1 minuto/s de leitura
Após abrir o pregão em baixa, o Ibovespa fechou o dia em alta nesta terça-feira (13), colando na Nasdaq e fechando acima…
OPÇÕESRenda Variável

Ep. 3 – Put ou Opção de Venda | Prof. Su – O Mestre dos Derivativos

1 minuto/s de leitura
Su Choung Wei é professor, analista e especialista em derivativos. Após ser professor em cursos pré-vestibulares, se dedica exclusivamente ao mercado financeiro…
Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, personalizar publicidade e recomendar conteúdos.
Ao utiliza nossos serviços, você concarda com tal monitaramento.
Consulte a nossa Política de Privacidade

x
Aceito o uso de cookies