Renda Variável

Qual o Momento Certo de Vender a Produção Agrícola?

2 Minutos de leitura

Ganhar dinheiro é tremendamente importante no mundo dos negócios. Deixar de ganhar é algo que não está na agenda de um bom empresário. No Agronegócio não é diferente. Hoje, com muitas ferramentas disponíveis que todo produtor rural e/ou investidor no agro tem, ou deveria ter, fica mais fácil controlar o volume de produção, custo por unidade produzida, frete, entre outros.


Com base em ferramentas como essas, podemos tomar a decisão de qual o momento certo de vender a sua safra. Como todos nós sabemos, o mercado agrícola também é impactado diretamente pelas variáveis oferta e demanda. Principalmente as commodities. Alguns produtos mais artesanais conseguem se destacar e não sofrem tanto pela oscilação de preços, pois tem valor agregado em qualidade, local de produção e grau de utilidade imediata. São mercadorias diferenciadas e que fogem à regra geral de preços.


É claro que não é fácil para ninguém tomar a decisão de, em qual momento vender sua produção agrícola. Todos nós queremos ter uma boa rentabilidade, ou seja, alcançar a melhor margem. Só que nunca sabemos, devido aos altos e baixos de um produto ao longo do ano. Mesmo com muitos analistas nos informando sobre o mercado e tendo ferramentas de alta tecnologia para tomar decisões, sempre corremos o risco de vender no momento em que o produto ainda tem “fôlego” para crescer em preço. Na especulação, devemos ter certo equilíbrio. Se for demais, perdemos o time do negócio.


Saiba mais

Agronegócio e o Aumento de Preços do Mercado Agrícola



Muitas vezes, produtores rurais vendem a sua produção e depois aquele produto tem aumento de preço. Outros, ficam aguardando o melhor momento que, na verdade, nunca chega. Esperam tanto e, mesmo com uma boa margem, acabam passando do momento exato para obter a melhor lucratividade. Com o dinamismo do mercado, sob a influência de grandes players mundiais como Estados Unidos ofertando bastante e, a China, que demanda muitos produtos agrícolas brasileiros para sua segurança alimentar, além do fator clima que provoca grandes abalos nos mercados quando é divulgado algum relatório sobre as previsões climatológicas, fica muito difícil de o empresário rural saber, em todos os anos e em todos os produtos, qual o momento exato em que terá o maior lucro possível. Poderá acertar uma vez ou outra. Contudo, na maioria das vezes, acabará deixando de ganhar se esperar demais ou for precipitado.


Meu conselho é de que todo produtor rural faça da seguinte forma: analise o mercado (números gerais: controle de seus custos de produção e volume produzido, notícias de aumento de demanda em alguns países, clima, etc.) e venda parte da produção logo após a colheita para pagamento de insumos (para aqueles que custeiam a safra através de financiamentos e/ou operação barter). Assim, vai evitar que os juros venham impactar ainda mais na operação. O restante da produção, podemos especular no mercado. Entretanto, assim que encontrarmos um valor que seja satisfatório, isto é, que cubra o custo de produção e que proporcione uma margem segura na operação, não podemos perder a chance de fazer o negócio.


Desta forma, minimizamos os riscos e aumentamos os lucros. A cada safra, fazer um bom negócio e não ficar com a consciência voltada somente para especular o mercado.


O Agro é meu chão!

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada à liberdade financeira.

Denis Kohler Bubolz

Postagens relacionadas
EntrevistasRenda Variável

Fala dovish de Powell não fez bem ao mercado, aponta economista 

4 Minutos de leitura
Com o anúncio da nova taxa de juros nos Estados Unidos nesta quarta-feira (04), os mercados internacionais viveram um pequeno rali. Com…
Renda VariávelSmart Trade

LET’S TRADE?

1 Minutos de leitura
Olá, quem vos fala é Leticia! E a partir de hoje estarei aqui com vocês contando um pouco sobre minha experiência como…
AÇÕESRenda Variável

NUBANK X BANCO INTER: Bancos digitais são os novos “bancões”?

3 Minutos de leitura
IPO da Nubank busca ser avaliado em mais de US$ 50 bilhões  Banco Inter: time laranja   Em 1994, nasce o Banco Inter,…