Notícias

Copom mantém taxa de juros básico em 2% ao ano, mas extingue forward guidance

2 Minutos de leitura

Na primeira reunião de 2021, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central resolveu manter a taxa de juros básico (Selic) em 2% ao ano, sua mínima histórica, conforme comunicado divulgado pelo BC. A partir de hoje, porém, a estratégia de forward guidance não ditará mais a política monetária do país.

Segundo nota à imprensa divulgada pelo BC, a decisão foi unânime e diversos fatores levaram a tal. “No cenário externo, o aumento do número de casos e o aparecimento de novas cepas do vírus têm revertido os ganhos na mobilidade e deverão afetar a atividade econômica no curto prazo”, aponta o comunicado.

O BC informa, porém, que pacotes de estímulos aprovados em países desenvolvidos, como o anunciado pelo novo presidente dos EUA, Joe Biden, devem favorecer às atividades econômicas no médio prazo, assim como a implementação de programas de imunização contra a Covid-19. A entidade ainda estima que os novos pacotes de estímulo no exterior devem ter impacto positivo em economias emergentes, como o Brasil. “A presença de ociosidade, assim como a comunicação dos principais bancos centrais, sugere que os estímulos monetários terão longa duração, permitindo um ambiente favorável para economias emergentes”


Saiba mais

Boletim Focus: projeções do PIB e inflação aumentam para 2021


Quanto à atividade econômica brasileira, o BC afirma que os indicadores referentes ao final de 2020 surpreenderam positivamente. A entidade destaca, porém, que os mesmos não contemplam os impactos do recente agravamento da pandemia no país. Assim, o BC aponta que as incertezas sobre o crescimento da economia brasileira seguem acima do normal, principalmente no primeiro trimestre de 2021.

A nota à imprensa ainda destaca para a recente escalada da inflação no país. Segundo o BC, o aumento no preço de commodities no mercado internacional deve continuar a pressionar a inflação brasileira no curto prazo. A entidade estima, porém, que o impacto tende a ser temporário.

O Banco Central divulgou ainda o fim da estratégia de forward guidance na condução da política monetária nacional. “Em vista das novas informações, o Copom avalia que essas condições deixaram de ser satisfeitas já que as expectativas de inflação, assim como as projeções de inflação de seu cenário básico, estão suficientemente próximas da meta de inflação para o horizonte relevante de política monetária”, divulgou a entidade. De acordo com o BC, volta a valer a análise usual do balanço de riscos para a inflação prospectiva como ferramenta de condução da política monetária brasileira.

“O Comitê reitera que o fim do forward guidance não implica mecanicamente uma elevação da taxa de juros pois a conjuntura econômica continua a prescrever”, aponta o comunicado. O Copom  projeta ainda que a taxa de juros básico chegue a 3,25% ao ano em 2021 e 4,75% ao ano em 2022. Para as projeções da apresentadas, foram usadas as projeções cambias e inflacionárias do último Boletim Focus, divulgado na segunda-feira (18).

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…