Notícias

Ambev anuncia parceria com startup para aumentar frota de veículos elétricos

2 Minutos de leitura

A Ambev (ABEV3), uma das maiores empresas brasileiras do ramo de bebidas, fechou uma parceria com a startup FNM para a compra de 1 mil veículos elétricos na quinta-feira (21). A aquisição de caminhões e vans faz parte da investida da empresa de emitir menos gases estufa, e promover mais energias limpas que buscam uma melhor conservação do meio ambiente.

O valor do investimento não foi revelado, mas segundo a Ambev, a negociação é “viável economicamente devido ao menor custo de energia e manutenção”.

“É motivo de muito orgulho para todos nós ver o projeto de uma startup brasileira se concretizar. Uma inovação que surgiu aqui no Brasil, com muitas colaborações e parcerias e que resultou em um veículo com tecnologias de ponta que agora poderá ser exportado para outros países e outras empresas interessadas”, disse Rodrigo Figueiredo, vice-presidente de sustentabilidade e suprimentos da empresa, à Reuters.

A FNM se compromete a ser uma startup 100% ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), com foco na sustentabilidade e produtos não poluentes. A empresa, criada por empreendedores cariocas, foca em companhias que pretendem fazer diferença na conservação do meio ambiente.

Para realizar o contrato, a FNN fechou uma cooperação técnica e industrial com a Agrale, fábrica de veículos que atua há mais de 60 anos no mercado brasileiro e internacional.


Saiba mais

Ambev tem lucro líquido de R$ 2,3 bi no terceiro trimestre


A Ambev conta com uma extensa frota dedicada de 5,3 mil caminhões espalhados pelo país. Com a aquisição dos veículos elétricos, a empresa pretende cortar em 25% a emissão de CO2 até 2025. A expectativa é que cada caminhão da nova frota deixe de emitir 126 mil quilos de gases de efeito estufa na atmosfera.

O modelo do caminhão elétrico é FNM 833, que está em produção no Brasil desde dezembro de 2020. Ele conta com inteligência artificial, sistema anti-colisão e câmeras integradas. O caminhão é integrado com o sistema inteligente da Ambev, que conta com tecnologias de ponta de monitoramento em tempo real. Inicialmente, um veículo piloto fará rotas de entrega no Rio de Janeiro.

A Ambev já tinha fechado um acordo com a Volkswagen em outubro de 2020 para a compra de 1,6 mil caminhões elétricos. Agora, junto com as aquisições da parceria com a FNM, cerca de metade da frota da Ambev deve rodar com energia limpa até 2023.

Foto: Ambev / Divulgação

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…