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Alta do diesel vem das refinarias seguida pelas distribuidoras

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O clima entre governo e representantes de caminhoneiros ficou ainda mais tenso com o aumento de 4,4% no preço do diesel, anunciado nesta semana pela Petrobras, o primeiro do ano. A categoria ameaça promover uma greve a partir de 1 de fevereiro, nos moldes do movimento que parou o País em meados de 2018.


A disputa entre a categoria e governo federal, vem tendo o valor esticado pelas refinarias da Petrobras (PETR3;PETR4) e por importadores, neste que é conhecido como o primeiro elo da cadeia de preços. A informação é da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). 

Quando as cotações do petróleo iniciaram uma recuperação, no 4º trimestre do ano passado, depois de atravessar o pior momento da pandemia do Covid-19, o valor cobrado ao sair das refinarias e importadores havia atingido uma alta de 16,6%, ou seja, mais que o triplo do reajuste que os postos de combustíveis praticaram, que foi de 4,4%, no mesmo período. 

Além disso, o índice também ficou acima da alta validada no setor de distribuição, área que adquire dos produtores e importadores e repassa para o varejo, com preços 10,8% maiores. A empresa estatal, que é responsável por quase todo combustível consumido no Brasil, já havia corrigido o preço do diesel em suas refinarias em R$ 0,31, passando de R$ 1,68 para R$ 2,02, de outubro a dezembro de 2020, ou seja, uma curva ascendente de 20%. 

As redefinições de preços seguem o restabelecimento das cotações internacionais do petróleo e o aumento da taxa de câmbio, conforme as políticas de preços adotadas desde o governo Michel Temer.


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Petrobras anuncia resultados do 4T20 em fevereiro


Em resposta às muitas reclamações sobre o preço do diesel, a Petrobras publicou em seu site que o preço praticado pelos postos custava 27,4% a menos no Brasil, abaixo do que a média mundial. Acontece que este levantamento foi produzido em dólar e sendo assim, não condiz com os efeitos do câmbio no mercado interno.

Os postos, por outro lado, alegam que não há mais como reduzir o preço do diesel, com o valor inferior ao da maioria dos países e que a margem de lucro que conseguem hoje é fica entre 3% e 4%.

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