Notícias

Inflação foi de 0,25% em janeiro

2 Minutos de leitura

Na manhã desta terça-feira (9), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) referente ao mês de janeiro. O índice oficial da inflação no país ficou em 0,25% no período, 1,1 ponto percentual abaixo da inflação registrada no mês anterior, dezembro de 2020.

No acumulado dos últimos 12 meses, o IPCA está em 4,56%, acima do registrado nos 12 meses anteriores (4,52%). Na comparação anual, ante a inflação de janeiro de 2020 (0,20%), houve uma alta de 0,15 ponto percentual.

Dos nove grupos de produtos e serviços contemplados pela pesquisa do IBGE, sete tiveram alta nos preços ao longo do primeiro mês de 2021. A maior alta veio do grupo Alimentação e bebidas, que subiu 1,02% e teve também o maior impacto sobre a inflação do período, responsável por 0,22 ponto percentual do IPCA de janeiro. O grupo Artigos de residência teve a segunda maior alta do período, subindo 0,86% em janeiro, enquanto o grupo Transportes (+0,41) teve o segundo maior impacto no índice, responsável por 0,08 ponto percentual.


Saiba mais

Boletim Focus: Inflação sobe pela 5ª vez seguida, PIB cai para 3,47%


Por outro lado, o grupo Habitação teve uma variação negativa ao longo de janeiro, com queda de 1,07%. Foi também a maior pressão negativa no IPCA do mês, contribuindo com -0,17 ponto percentual. O outro grupo a ter variação negativa no período foi o Vestuário, que caiu 0,07% ao longo de janeiro. Os demais grupos, como citado anteriormente, tiveram variação positiva em janeiro.

O grupo Alimentação e bebidas (+1,02%) teve uma queda na variação ante o resultado de dezembro (1,74%). Os alimentos para consumo no domicílio, que haviam subido 2,12%, subiram 1,06% em janeiro, resultado pressionado pela alta menor das frutas (+2,67%) e pela baixa no preço das carnes (-0,08%). As variações desses dois itens em dezembro haviam sido de 6,73% e 3,58%, respectivamente, segundo o IBGE.

A deflação no grupo Habitação (-1,07%)  foi resultado de uma queda de 5,60% em energia elétrica, que teve o maior impacto negativo no IPCA de janeiro, de 0,26 ponto percentual. No mês de janeiro, a bandeira tarifária passou de vermelha patamar 2 para bandeira amarela.

Nos índices regionais, a única capital analisada que registrou deflação foi Goiânia (-0,17%), resultado pressionado pelo recuo na energia elétrica (-7,53%). O maior índice foi de Campo Grande, com alta de 0,53% em janeiro, pressionada pelos aumentos na gasolina (+2,42%) e nas carnes (+4,90%).

De acordo com o último Boletim Focus, publicado nesta segunda-feira (8) pelo Banco Central, a projeção de inflação para 2021 ficou em 3,60%. A projeção do IPCA publicada pelo BC subiu pela quinta semana consecutiva. Para 2022, a projeção de inflação ficou em 3,49%.

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…