Notícias

Eleições na Câmara e no Senado impulsionaram o real, mas cenário do câmbio ainda é de volatilidade

2 Minutos de leitura

As eleições para as presidências da Câmara e do Senado agitaram os noticiários nas últimas semanas. Após muitos esforços do governo federal para garantir a vitória de seus candidatos aliados. As vitórias de Arthur Lira (PP-AL) na Câmara e de Rodrigo Pacheco (DEM-MG) representaram um avanço do presidente Jair Bolsonaro em sua tentativa de se aproximar ao centrão.

As eleições no legislativo brasileiro influenciam em uma série de fatores. Recentemente, a negociação por uma renovação do auxílio emergencial para combater os impactos da pandemia de Covid-19 têm sido a principal pauta de conversas entre os líderes das casas e o executivo federal. Mas, segundo a economista do Banco Ourinvest, Cristiane Quartaroli, a influência das novas lideranças vai além e vêm influenciando diretamente na taxa de câmbio.

“Logo depois que saiu o resultado das eleições houve um alívio momentâneo nos mercados financeiros, que repercutiu diretamente na taxa de câmbio e registrou queda”, apontou a economista, em depoimento ao blog do Ourinvest. Para Quartaroli, a resposta positiva do mercado reflete o otimismo quanto a perspectiva de maior sincronia entre o governo federal e o legislativo brasileiro. “Espera-se maiores chances de uma agenda liberal do governo e da aprovação das reformas tão esperadas”.


Saiba mais

2021 será o ‘ano do hedge cambial’, aponta Ourinvest


Na semana em que Lira e Pacheco foram anunciados como novos presidentes das casas do legislativo brasileiro, o dólar caiu cerca de 2% ante o real. Para Cristiane, porém, o ritmo pode não se manter a médio e longo prazo. Segundo ela, a volatilidade deve se manter no câmbio ao longo de 2021.

A pauta do auxílio emergencial, citada anteriormente, segue sendo um dos fatores determinantes para o desempenho da economia brasileira e, também, do câmbio nos próximos meses. A aprovação da prorrogação do benefício pode ser o primeiro “teste de fogo” dos novos líderes do legislativo nacional.

“Há uma pressão para que o benefício seja prorrogado e, ao que parece, os presidentes eleitos são a favor dessa prorrogação. Isso requer cuidado com o teto dos gastos, que é um indicador importante para o mercado. Será necessária muita coordenação para não piorar as contas fiscais e afugentar mais investidores. Ainda não se sabe como será montado esse quebra-cabeça”, apontou Cristiane Quartaroli.

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…