Educação FinanceiraRenda Fixa

Bancos se emprestando dinheiro? Entenda o que é CDI e como ele impacta os seus investimentos

4 Minutos de leitura

Se você acompanha o mercado financeiro, mesmo que há pouco tempo, provavelmente já ouviu ou leu o termo CDI em algum momento. Mas você sabe o que significa CDI, pra que serve e como essa taxa pode impactar diretamente o seu cotidiano e seus investimentos? Este guia da Smart Money vai explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira:

Primeiramente, você precisa saber o significado do termo. CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interbancário, ou Certificado de Depósito Interfinanceiro, que são os nomes dados às operações de empréstimo que os bancos fazem entre si. Esses empréstimos acontecem pois, por determinação do Banco Central, todo banco deve fechar o dia com saldo positivo, isto é, com mais entrada do que saída de dinheiro.

Quando o volume de saques é maior que o de depósitos, por exemplo, é difícil que um banco consiga fechar o dia com saldo positivo naturalmente. E para conseguir fechar o dia no azul e cumprir com a determinação do BC, os bancos realizam essas operações de empréstimo entre si. Um banco com superávit diário faz um empréstimo de parte dos seus lucros para que outra instituição consiga fechar o dia com saldo positivo.

Estes empréstimos têm prazo para pagamento de 24 horas e sobre eles, como com qualquer outro empréstimo, incide uma determinada taxa de juros. O CDI é uma taxa de variação diária, calculada todos os dias pela B3 e seu valor é determinado pelas operações realizadas entre os bancos no dia em questão. O valor da CDI de um dia é o valor médio das taxas de juros praticadas entre os bancos nestas operações de empréstimo ao longo do mesmo.

A Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados (CETIP) é responsável por calcular e divulgar diariamente a Taxa DI, que é o nome técnico para a média dos juros praticados nos CDIs. A instituição também é responsável por divulgar a variação mensal e anual da taxa e você pode conferir tudo isso no portal da CETIP.


Saiba mais:

Quer sair da poupança? A Smart Money te ajuda


COMO O CDI INFLUENCIA OS MEUS INVESTIMENTOS?

O CDI é um dos principais índices de referência para investimentos de renda fixa no mercado brasileiro. O reflexo do CDI no mundo dos investimentos, porém, não acontece diariamente. Os rendimentos de um investimento que usa o CDI como referência são calculados com base nas médias mensais ou anuais da taxa, por exemplo.

Evolução do CDI ao longo de 2020 (Imagem: Foco no Milhão)

A Taxa DI é considerada pelo mercado como uma ferramenta de “benchmark financeiro”, uma vez que a mesma é considerada o menor retorno possível de um investimento seguro, de risco zero. A partir da Taxa DI, os investidores podem ter uma melhor noção do quão boa ou ruim é a rentabilidade de um investimento de renda fixa.

O CDI, na maioria das vezes, anda lado a lado com a Selic, taxa básica de juros estabelecida pelo Comitê de Políticas Monetária (Copom). A diferença no rendimento do CDI e da Selic costuma ficar abaixo de 0,10 ponto percentual ao ano. Essa proximidade entre as duas taxas é crucial para manter o equilíbrio no mercado, uma vez que garante que uma modalidade de investimento não será negligenciada em detrimento à outra pelos bancos.


Saiba mais:

Entenda como funciona a Selic e como ela influencia diretamente na sua vida


O CDI não é acessível para o investidor comum, pessoa física, mas o mesmo é o principal indexador de investimentos de renda fixa, principalmente as aplicações com rendimentos pós-fixados, ou seja, naqueles em que o rendimento é calculado no momento do resgate. Algumas das principais modalidades de investimento que costumam utilizar o CDI como referência são: Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e Letra de Câmbio (LC).

Mas você deve estar se perguntando como tudo isso pode lhe influenciar na hora de escolher uma maneira de aplicar o seu dinheiro, certo? Bom, com o CDI em alta, investimentos com renda pós-fixada se tornam mais atraentes ao investidor comum, aumentando a popularidade de aplicações como as citadas acima. Com o CDI em baixa, as aplicações prefixadas ganham força, com perspectivas de retorno mais atraentes.

Se você aplica seu dinheiro em um investimento com rendimento fixado em 100% da CDI, significa que seu investimento terá exatamente o mesmo rendimento da Taxa DI média para o período de investimento, seja ele mensal ou anual. Existem também aplicações que rendem abaixo do CDI, seja 80% ou 90%, por exemplo.

Investimentos indexados ao CDI podem ser atraentes para investidores que procuram rendimentos superiores aos da caderneta de poupança e com alta liquidez, dando a oportunidade do investidor reagir a possíveis imprevistos.

Como sempre, a melhor dica é: estude! Saber qual o seu perfil de investidor é crucial para achar quais as aplicações são mais adequadas para suprir as suas necessidades e lhe proporcionar os frutos desejados. E não exite em procurar ajuda, o mercado está cheio de profissionais credenciados e qualificados a te ajudar no seu planejamento financeiro.

Quer investir no mercado de ações mas não sabe por onde começar?

Preencha o formulário abaixo que um assessor da GX Investimentos irá ajudar em sua jornada a liberdade financeira
Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
ArtigosCuriosidadesDescomplicaEducação Financeira

4 erros de investir na previdência em dezembro

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Possivelmente você já saiba que a previdência privada do tipo PGBL é o único investimento que oferece um benefício…
ArtigosEducação Financeira

Recupere seu Dinheiro Agora! A Vantagem do PGBL que Você Não Pode Ignorar!

2 Minutos de leitura
Maravilha, tudo bem? Não sei se você já deu conta, mas o final do ano está logo ali. E antes da chegado…
ArtigosEducação Financeira

Investir no PGBL em 2023: Reduza Seu Imposto de Renda até o Final do Ano

1 Minutos de leitura
Com o ano de 2023 em pleno andamento, é hora de considerar estratégias inteligentes para pagar menos imposto de renda e, ao…