Notícias

Uso do FGTS é alterado para financiamento de imóveis com taxas de juros mais altas

1 Minutos de leitura

O Conselho Curador do Fundo aprovou nesta terça-feira (11) uma medida que flexibiliza e amplia o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o financiamento de imóveis com taxas de juros mais altas. A medida passa a valer a partir de agosto, dando um prazo de 90 dias para que as instituições financeiras se preparem.

Com a medida, o uso de recursos desse tipo de modalidade deixa de ser exclusivo do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Agora, poderá ser ampliado ao Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).

No caso do SFH, os juros são limitados a 12%, custeados, parcialmente, pela caderneta de poupança. No caso do SFI, não existe limite de taxação, e a fonte de recursos advém de grandes investidores empresariais.

A elegibilidade do uso do FGTS continua  dependendo do preço do imóvel. Atualmente, existe um limite de até R$ 1,5 milhão no valor da avaliação do imóvel residencial urbano.


Saiba mais

Financiamento imobiliário bate recorde e deve terminar ano com alta de 34%


A aprovação possibilita que o mutuário use o saldo da conta para reduzir o saldo devedor de um determinado imóvel. Além disso, permite que ele possa abater 80% da prestação em 12 meses, que há prorrogação ao fim de cada período.

Além da medida aprovada, o Conselho Curador do Fundo alterou regras que facilitam a portabilidade de contratos. Agora, os financiamentos podem ser migrados para bancos com menores taxas e juros. Assim, os juros não poderão ser inferiores a 6%, que é o rendimento atual do FGTS.

Foto: G1 / Divulgação

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…