Notícias

Após reabertura de oleoduto nos EUA e agravamento da crise na Índia, o petróleo recua nesta quinta-feira (13)

2 Minutos de leitura

Após o ciberataque que marcou a primeira semana de maio, o maior oleoduto dos Estados Unidos, o Colonial Pipeline, voltou a operar nesta quinta-feira (13). O oleoduto ficou fechado durante o fim de semana após os ataques de ransomware na quinta-feira (06), que prejudicam e impedem o acesso ao sistema.

O ataque provocou escassez de gasolina em todo o sudeste norte-americano. O oleoduto é responsável por pelo menos 45% do abastecimento em todo o leste do país, em 14 estados e pelo menos sete aeroportos. Na Carolina do Norte, 70% dos postos de gasolina registraram falta do combustível.

Ataques ransomware aumentaram nos últimos anos. Grupos que fazem esse tipo de ataque focam em “resgate financeiro”, trancando sistemas e pedindo uma certa quantia para liberá-lo.

Como consequência da retomada da normalidade, às 14h50 de hoje, o petróleo Brent cai -3,52%, a US$ 66,88 por barril.

Outro fator que empurra os valores para baixo é a recente crise da Índia quanto a pandemia do novo Coronavírus. Apenas ontem (12), 4.126 novas mortes foram confirmadas pela COVID-19 no país asiático, e 362.406 novos casos da doença.

A preocupação de economistas está na possível crise de demanda na Índia. A situação pode ser comparada com o início da pandemia no mundo, em 2020. Na época, por conta do isolamento social e medidas de restrição, a demanda por combustíveis despencou no mundo.

Com casos e número de óbitos em altas recordes, a Índia, terceiro maior consumidor de combustíveis do mundo, pode ter a demanda altamente prejudicada nas próximas semanas. Mesmo se o governo optar por medidas mais brandas, existe um certo nível de isolamento social opcional.


Saiba mais

Para presidente do Fed, ataques cibernéticos são a maior ameaça atual ao sistema financeiro


Menos de um mês após fala do presidente do Fed

O ciberataque no maior oleoduto dos Estados Unidos reforça o alerta do presidente do Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed), Jerome Powell, do mês passado. Segundo Powell, ataques hackers são a maior ameaça atual ao sistema financeiro.

“Você tem que se preocupar com um ataque cibernético. Isso é algo que várias agências governamentais, incluindo o Fed e grandes empresas privadas do ramo financeiro em particular, monitoram com cuidado e investem de forma pesada nisso. Eu diria que o risco está aí, ao invés de em algo que se assemelha à uma crise global”, disse Powell em abril.

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…