Internacional

Coreias restabelecem linhas de comunicação após 13 meses; Brasil conquista primeiro ouro nas Olimpíadas; mercado internacional e mais

6 Minutos de leitura

COREIAS RESTABELECEM LINHAS DE COMUNICAÇÃO APÓS 13 MESES

Após 13 meses de interrupção, as Coreias do Sul e do Norte concordaram em restaurar as linhas de comunicação entre os dois países. O anúncio foi feito nesta terça-feira pela presidência sul-coreana.

Às 10h do horário local, autoridades de Seul e Pyongyang entraram em uma chamada para negociar uma restauração da comunicação entre os países. A decisão foi considerada surpreendente pela comunidade internacional, que não esperava que o governo norte-coreano estivesse disposto a restaurar a comunicação com os vizinhos do sul.

A linha foi interrompida de forma unilateral pelo governo norte-coreano há 13 meses, em razão de mobilizações contra o regime de Kim Jong-un na Coreia do Sul. Segundo divulgado por Seul, o presidente sul coreano, Moon Jae-in, e o líder norte-coreano estavam trocando correspondências desde abril, visando o restabelecimento das linhas de comunicação.

A novidade foi comemorada por ambos os países. A KCNA, agência de notícias estatal da Coreia do Norte, afirmou que a restauração das comunicações entre as Coreias terá efeito positivo no desenvolvimento das relações diplomáticas entre elas. “Os dois governantes também concordaram em restaurar a confiança mútua entre as duas Coreias o mais rápido possível e em avançar com o relacionamento novamente”, afirmou a agência norte-coreana.

Moon é visto pela comunidade internacional como o principal arquiteto do desenvolvimento de relações diplomáticas entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos. Em 2018, Kim se encontrou com o então presidente norte-americano Donald Trump em Singapura.

O fracasso na realização da segunda cúpula entre os EUA e a Coreia do Norte, em Hanói, foi o estopim para que a Coreia do Norte se isolasse ainda mais no cenário internacional. Após se negar a encerrar seu programa nuclear, o país recebeu diversas sanções internacionais. Com a chegada da pandemia, a Coreia do Norte enfrenta escassez de alimentos e tem dificuldades de controlar a Covid-19.


Saiba mais

Magazine Luiza compra a Sode, Tim tem aumento de 154,7% no lucro líquido; saiba mais sobre Sinqia, Porto Seguro, EDP…


BRASIL CONQUISTA PRIMEIRO OURO, JAPÃO SEGUE NA PONTA DO QUADRO DE MEDALHAS

Na madrugada desta terça-feira, o Brasil conquistou sua primeira  medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O potiguar Ítalo Ferreira foi o campeão da competição de surf, modalidade estreante  nas Olimpíadas.

Ítalo ganhou o ouro  após vencer o japonês Kanoa Igarashi na final  do surf. Apesar de quebrar sua prancha logo na sua primeira tentativa de manobra, Ítalo nadou até a praia para pegar uma prancha nova e conseguiu superar o rival com sobras. As finais do Surf estavam marcadas para amanhã, mas a organização adiantou a realização do evento diante da ameaça de tufão na região.

Natural de Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, Ítalo Ferreira tem 27 anos de idade e é o atual campeão mundial e segundo colocado no ranking da Liga Mundial de Surfe (WSL), atrás apenas do também brasileiro Gabriel Medina. O terceiro colocado do ranking é outro brasileiro, Filipe Toledo.

Apenas dois atletas por país se classificavam para as Olimpíadas, por isso apenas Ítalo e Medina foram aos jogos. O Brasil ficou muito perto de fazer uma “dobradinha” no pódio em Tóquio. Medina foi derrotado nas semifinais por Igarashi e, na disputa do terceiro lugar, perdeu novamente para o australiano Owen Wright e acabou ficando fora do pódio.

O Brasil ganhou ainda uma medalha de bronze na noite de ontem. Fernando Scheffer conquistou o bronze nos 200 metros livres. Natural de Canoas, o gaúcho de 23 anos de idade conquistou a primeira medalha do Brasil na prova em 25 anos. Embora tenha tradição na natação, com diversas medalhas olímpicas, o último brasileiro a conquistar uma medalha nos 200 metros livres havia sido Gustavo Borges, nos jogos de Atlanta  em 1996.

No quadro de medalhas, o top-5 permanece o mesmo, com o Japão na ponta com 10 medalhas de ouro até aqui. Os Estados Unidos  chegaram a assumir a liderança, mas o Japão conquistou a mesma de volta na manhã  de hoje.

Para o Brasil, no entanto, a situação mudou drasticamente nas últimas 24 horas. Com as medalhas obtidas, passamos da 26ª para a 14ª posição  no quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos.

Confira a seguir o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Tóquio:

#PaísOuroPrataBronzeTotal
1Japão103518
2Estados Unidos98825
3China95721
4Atletas da Rússia77418
5Grã-Bretanha42510
14Brasil1225

EM MEIO ÀS OLIMPÍADAS, TÓQUIO BATE RECORDE DE CASOS DE COVID-19

Sede dos Jogos Olímpicos, Tóquio registrou nesta segunda-feira (26) um novo  recorde diário de infecções pelo novo coronavírus. Segundo informações da Associated Press, a capital japonesa registrou 2.848 novos casos de Covid-19 ontem, superando o recorde anterior, de 2.520 casos, estabelecido em janeiro deste ano.

Em meio às Olimpíadas, Tóquio está atualmente em seu quarto estado de emergência  desde o início da pandemia em 2020. A doença contaminou, ao todo, 201 mil pessoas e fez cerca de 2.200 vítimas na capital japonesa.

Num contexto geral, a pandemia não fez um número muito expressivo de vítimas  no Japão. São, ao todo, 876 mil casos e 15 mil óbitos  no país de aproximadamente 126 mil habitantes. No entanto, o sistema de saúde japonês opera em seu limite desde o início  da pandemia.

O estado de emergência  estará ativo até o final dos Jogos Paralímpicos, que serão realizados no próximo mês. As autoridades japonesas se preocupam não só com a escalada de casos, mas também com o aumento da variante Delta da Covid-19 no país.

Embora o recorde de casos venha durante as Olimpíadas, não há provas concretas que relacionem os números com a realização dos  jogos, já que o contágio na região da capital japonesa já estava em uma curva ascendente desde junho. Até aqui, no entanto, pelo menos 150 pessoas vinculadas aos Jogos Olímpicos testaram positivo para Covid-19.


Saiba mais

Serasa: pedidos de recuperação judicial caem 24,5% no 1º semestre de 2021


PORTUGAL SOLICITA VACINAS CONTRA COVID-19

Nesta terça-feira, Portugal solicitou aos demais países da Europa doações de vacinas contra a  Covid-19. O anúncio foi feito pela ministra da Saúde portuguesa, Marta Temido.

Henrique Gouveia e Melo, coordenador do programa nacional de imunização, afirmou que Portugal deve receber um milhão de doses de vacinas ao longo das próximas três semanas. Temido apontou após uma reunião que Portugal está fazendo um “esforço enorme” para conseguir mais doses de imunizantes contra o novo coronavírus.

Até aqui, o país já recebeu quase 600 mil doses vindas da Itália e da Noruega. Além das doações, Portugal ainda recebeu aproximadamente 200 mil doses compradas da Hungria, que devem ser distribuídas aos países de língua portuguesa na África e ao Timor Leste, na Ásia.

O objetivo do governo português é ter 70% da população do país vacinado até o final do mês de agosto. Além disso, Portugal também pretende vacinar adolescentes entre 12 e 17 anos de idade antes do início do ano letivo no país. A vacinação dos jovens, porém, ainda carece da aprovação dos órgãos reguladores do país.

O epidemiologista Henrique de Barros destacou a importância de vacinar os jovens portugueses no enfrentamento à pandemia. “A vacinação das crianças é essencial, sem isto haverá um pico de novos casos”, afirmou.

Dos 10 milhões de habitantes portugueses, 4,5 milhões (45%) estão completamente vacinados contra a Covid-19. Ao todo, a doença contabiliza 955 mil casos e fez pouco mais de 17 mil vítimas em Portugal.

BOLSAS E CÂMBIO

O dia foi de baixa no mercado internacional. Na Europa, os principais índices do continente atuaram em território negativo, em meio a ansiedade pela temporada de balanços e com receio pelo avanço da variante Delta da Covid-19. Confira os números do mercado europeu:

  • STOXX 600 (STOXX): -0,54% (458,64)
  • DAX (GDAXI): -0,64% (15.519,13)
  • FTSE 100 (FTSE): -0,42% (6.996,08)
  • CAC 40 (FCHI): -0,71% (6.531,92)
  • FTSE MIB (FTMIB): -0,83% (25.086,55)

Na Ásia, o dia foi de derretimento dos principais índices do mercado chinês. Investidores responderam com pessimismo às pressões regulatórias do governo no setor de educação privado. Somado ao fraco desempenho das empresas de tecnologia, o dia foi de intenso sell-out no mercado na China. Confira os números do mercado asiático:

  • Hang Seng (HK50): -4,42% (5.060,87)
  • KOSPI (KS11): +0,24% (3.232,53) 
  • Shanghai Composto (SSEC): -2,49% (3.381,18)
  • Nikkei 225 (N225): +0,49% (27.970,22)
  • Shanghai Shenzhen CSI 300 (CSI300): -3,53% (4.751,31) 

Nos EUA, os índices de Wall Street também atuaram em baixa, com o mercado ansioso por um posicionamento do Fed e pela temporada de balanços das big techs. Confira os números do mercado norte-americano:

  • Dow Jones (DJI): -0,24% (35.058,52)
  • S&P 500 (SPX): -0,47% (4.401,46)
  • Nasdaq Composto (IXIC): -1,21% (14.660,60)

No câmbio, a terça-feira foi de valorização das principais moedas estrangeiras ante o real. O dólar operou próximo a estabilidade, enquanto o euro teve uma alta um pouco mais expressiva  nesta terça. Confira a cotação das principais moedas estrangeiras:

  • Dólar: +0,03% (R$ 5,17)
  • Euro: +0,18% (R$ 6,11)

Imagem em destaque: Agência Brasil / divulgação

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…