Notícias

IBGE: taxa de desemprego acelera e registra 14,6% no trimestre encerrado em maio

1 Minutos de leitura

Segundo dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta sexta-feira (30), a taxa de desemprego no trimestre encerrado em maio ficou em 14,6%, atingindo 14,8 milhões de pessoas desocupadas.

Comparado com o trimestre encerrado em fevereiro de 2021 (14,4%), o índice sofreu uma leve aceleração de 0,2 p.p. Na comparação com o trimestre encerrado em maio de 2020, a alta é de 1,7 p.p. Na época, a taxa de desocupados era de 12,9%.

No trimestre encerrado em maio, 14,8 milhões de pessoas estavam desocupadas, apresentando estabilidade quanto à taxa registrada no trimestre encerrado em fevereiro de 2021 (14,4 milhões).

“No confronto com igual trimestre do ano anterior, quando havia 12,7 milhões de pessoas desocupadas, esta estimativa apresentou variação de 16,4%, significando um adicional de 2085 mil pessoas desocupadas na força de trabalho”, disse o IBGE.


Saiba mais

Brasil tem a sexta maior inflação acumulada do continente americano


O contingente na força de trabalho, que indica o número total de pessoas ocupadas e desocupadas, aumentou em 1,2 p.p. no trimestre encerrado em maio, um incremento de 1,18 milhão de pessoas.

Frente ao mesmo trimestre do ano anterior, houve expansão de 2,9%, representando um acréscimo de 2,9 milhões de pessoas.

A taxa de ocupação, que mede o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, ficou em 48,9% no trimestre encerrado em maio de 2021, apresentando uma estabilidade comparada com a taxa registrada no trimestre encerrado em fevereiro.

Em relação à mesma variação trimestral do ano passado, o indicador sofreu uma queda de 0,6 p.p.

Quanto à taxa de participação da força de trabalho, que mede o percentual de pessoas da força de trabalho na população em idade de trabalhar, o valor é de 57,2% no trimestre encerrado em maio.

Em relação ao trimestre encerrado em fevereiro, houve uma aceleração de 0,5 p.p. Comparado com o mesmo período do ano passado, a taxa se manteve.

Foto: Agência Brasil / Divulgação

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…