Entrevistas

Para a mentora Lu Santos, educação financeira transcende o que geralmente se pensa sobre como lidar com o dinheiro

5 Minutos de leitura

Você já parou para pensar como as finanças vão além dos números? Já parou para pensar como você está se preparando para proporcionar um futuro mais confortável para seus filhos? 

Na nossa entrevista exclusiva desta semana, conversamos com Lu Santos, mentora, empresária e escritora. Lu hoje trabalha com mentorias para assuntos familiares, com o objetivo de auxiliar as pessoas a ter mais prosperidade na vida e, também, nas finanças. 

Em outubro deste ano, Lu lançou seu primeiro livro: ‘Muito Além da Mesada’ fala sobre como podemos usar da educação financeira na infância para preparar melhor nossos filhos para o futuro. O livro está disponível no Brasil e em Portugal, onde Lu mora atualmente.

A ENTREVISTADA 

Lu Santos é mentora, empresária e escritora. Formada em Administração de Empresas com Pós-graduação em Finanças pela FGV e Mestrado pelo IBMEC.  

Começou sua jornada no mundo das finanças há mais de 20 anos, passando por grandes empresas no Brasil e no exterior. Deu aulas em Universidades e comecei a empreender em 2009, quando criou seu primeiro negócio em Portugal. 

“A partir dali mergulhei no mundo do empreendedorismo utilizando o ensino como principal ferramenta. Desenvolvi um programa de Finanças Pessoais para Empresas, criei o projeto de Educação Financeira na Infância e diversas formações na área de desenvolvimento pessoal e terapias holísticas”, apontou. 

Em 2020 fundou o Instituto da Alma, desenvolvendo uma Certificação Profissional em Terapia Sistêmica de Ambientes. Segundo Lu, os profissionais certificados atuam como terapeutas, que ajudam as pessoas a melhorarem suas vidas com um olhar para o ambiente que vivem. 

“Consegui juntar toda minha bagagem pessoal e profissional para hoje falar sobre temas como Finanças, Prosperidade, Educação, Energia, Casa, Negócios que antes pareciam separados, mas que no fundo está tudo junto. Acredito em um olhar integral para nossa vida”. 

Nesta semana, conversamos com Lu sobre como as finanças vão além dos números, a importância da educação financeira desde cedo e, claro, sobre o lançamento de seu livro. 

Abaixo, confira nossa entrevista exclusiva com Lu Santos: 

VOCÊ COSTUMA FALAR QUE FINANÇAS NÃO SÃO APENAS NÚMEROS. PODE NOS EXPLICAR MELHOR O QUE SÃO AS FINANÇAS ALÉM DOS NÚMEROS? 

Após minha jornada profissional na área financeira em grandes empresas no Brasil e no exterior, comecei a atuar de forma autônoma como Consultora/Mentora.  

Nesse processo atendi diversas pessoas que estavam desorganizadas financeiramente, endividadas ou sem nenhuma luz de como gerar mais renda, se organizar financeiramente ou planejar o futuro e, principalmente, de como construir um percurso sólido para alcançar os objetivos. 

Todo o trabalho que realizava era profundo e gerava transformações, mas olhar somente para o lado racional das finanças não era sustentável. Muitas pessoas, passado algum tempo, voltavam ao comportamento e padrão anteriores. 

Foi então que me aprofundei em um outro olhar para o dinheiro, entendendo o papel da história de vida e do inconsciente nas nossas escolhas e, consequentemente, nos resultados. Não adianta se organizar sem ter uma mentalidade próspera, sem se conhecer e ter consciência das próprias crenças.  

Além disso, não podemos nos esquecer que cuidar do nosso bem-estar e energia é fundamental para uma vida verdadeiramente rica e feliz. 

Finanças além dos números é sobre isso!  

NOS SEUS CANAIS, VOCÊ FALA BASTANTE NOS ‘TRÊS PILARES DA PROSPERIDADE’, PODE NOS EXPLICAR O QUE ELES SÃO E QUAL A IMPORTÂNCIA DELES? 

Para termos uma vida verdadeiramente próspera precisamos olhar para esses 3 pilares que considero imprescindíveis: 

1 – Emocional: tudo o que diz respeito a história financeira, crenças e padrões sobre dinheiro, merecimento, autoestima, trabalho. Tudo isso irá direcionar nossas ações.  

2 – Racional: envolve todo o lado prático da gestão financeira. Organização, planejamento, investimentos. Além disso, ter um plano de ação claro e passos traçados para alcançar os objetivos. 

3 – Energético: um olhar para si e para o ambiente que rodeia. Tudo é energia e sem energia não temos disposição para nada, não há vida. Cuidar da própria energia envolve hábitos saudáveis, rotinas de autocuidado e um olhar para a energia do ambiente. 

É preciso olhar e integrar esses 3 pilares para ter resultados consistentes e que façam realmente sentido. 

UMA DE SUAS BANDEIRAS É A DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA INFÂNCIA. PARA VOCÊ, QUAL A IMPORTÂNCIA DE MOSTRAR COMO FUNCIONAM AS FINANÇAS DESDE CEDO? 

Nessa jornada como Mentora entendi que nossa relação com o dinheiro começa na infância. Até mais ou menos os 7 anos de idade formamos nossas crenças sobre dinheiro que nortearão nossa vida adulta.  

Ao ter consciência disso abracei esse projeto de levar a educação financeira para mais e mais crianças e famílias. Crescemos ouvindo que dinheiro é sujo, que não nasce em árvore, que é preciso trabalhar duro, etc. A maior parte das pessoas nunca foi ensinada sobre dinheiro quando pequena e por isso mais de 60% da população brasileira está endividada. 

Essa é a fase mais importante para que todo esse aprendizado aconteça. É importante proporcionar para a criança essa relação com o dinheiro de forma prática, no dia a dia, onde haverá erros e acertos que servirão de base para decisões conscientes no futuro.  

E EXATAMENTE NA ESTEIRA DESSE TEMA QUE VEM O SEU PRIMEIRO LIVRO, ‘MUITO ALÉM DAS FINANÇAS’. COMO SURGIU E COMO AMADURECEU A IDEIA DE ESCREVER ESSE LIVRO? 

O Projeto Educação Financeira na Infância surgiu em 2016 primeiro como um e-book de 30 dicas práticas. Com o desejo de levar esse tema adiante, vieram convites e palestrei para centenas de pessoas e desenvolvi o curso online Criando Filhos Prósperos. 

No final de 2018 quis expandir buscando uma parceira que fosse tão apaixonada por esse tema quanto eu. Foi então que a Lúcia entrou no projeto. Desenvolvemos juntas o curso Mesada Inteligente e, em 2020 começamos a amadurecer o projeto do livro, que ficou pronto começo de 2021. 

QUANTO TEMPO LEVOU ATÉ O MESMO FICAR PRONTO? 

O tempo de produção do livro deve ter sido em torno de 6 meses, mas ele é resultado de toda essa jornada.


Saiba mais

Fusão com a Messem foi um processo natural e acompanha o crescimento da assessoria de investimentos no mercado, aponta sócio gestor da Panda


PODE NOS CONTAR UM POUQUINHO DO CONTEÚDO DO LIVRO? 

Muito Além da Mesada mostra que educação financeira transcende o que geralmente se pensa sobre como lidar com o dinheiro: ao aplicar os conceitos com práticas do dia a dia, de forma leve e natural, é possível transformar a vida da família e o futuro da criança. 

O conceito principal que norteia o livro é que a criança precisa de dinheiro para aprender a lidar com ele. Com o próprio dinheiro ela poderá fazer suas escolhas. Mas é comum as pessoas associarem educação financeira a dar mesada e, na realidade, mesada por si só deseduca.  

No livro propomos algumas soluções para que a criança tenha o próprio dinheiro de forma educativa e aprenda com esse processo.  

Também abordamos temas como gratidão, consumo consciente e os principais erros nesse processo. 

Este é um livro para toda a família, jovens e educadores. 

ONDE PODEMOS ACHAR O LIVRO? 

Atualmente o livro está sendo vendido no Brasil e Europa no meu site. Quem compra o livro ganha de presente um curso online Finanças para famílias. 

Clique aqui para adquirir a sua cópia de “Muito Além da Mesada”. 

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Educação FinanceiraEntrevistas

Como declarar RESGATE de Previdência Privada Progressiva no Imposto de Renda?

1 Minutos de leitura
O nosso colunista Rondinelli Borges, Auditor Fiscal da Receita Estadual, pós-graduado em Direito Tributário e em Finanças e Investimentos, gravou um treinamento…
Entrevistas

Conservador, vigilante e preocupado: economista avalia ata do Copom

2 Minutos de leitura
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgou nesta terça-feira (28) a ata da sua 253ª reunião, onde o…
Entrevistas

Fed foi menos hawkish na reunião de março, avalia economista

2 Minutos de leitura
O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, anunciou ontem (22) um ajuste de 25 pontos base nos juros na maior economia…