Entrevistas

Fed foi menos hawkish na reunião de março, avalia economista

2 Minutos de leitura

O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, anunciou ontem (22) um ajuste de 25 pontos base nos juros na maior economia do mundo. Com a crise no setor bancário no radar, a autoridade monetária norte-americana mudou seu discurso nas últimas semanas. 

Para Gustavo Bertotti, economista-chefe da Messem Investimentos, o reajuste realizado pelo Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) aconteceu dentro do esperado. 

“O ajuste veio em linha com o esperado e com um comunicado menos hawkish em relação ao último”, aponta o especialista. “Ele (Powell) ameniza um pouco a situação do sistema financeiro americano e destaca a solidez dos bancos norte-americanos”. 

Bertotti destaca que, diferente do comunicado anterior, o Federal Reserve agora indica que o fim da alta dos juros está mais próximo. No entanto, um novo aumento dos juros não está totalmente descartado. 

“Falamos que (o comunicado) é menos hawkish porque ele retira o termo ‘aumentos contínuos na taxa de juros’, isso não está no comunicado”, explica. “Mas ele coloca muita incerteza quanto à inflação e destaca o mercado de trabalho forte, deixando a porta aberta para um aumento residual – que pode ser o último aumento nos juros – de 25 pontos base na próxima reunião”. 

Adicionalmente, o economista também aponta que o Fed revisou suas projeções para a economia dos Estados Unidos. “O Fed fez uma revisão dos índices de inflação para cima e, ao mesmo tempo, também reduziu expectativas para os índices de atividade econômica”, aponta. 

Próximas reuniões 

A próxima reunião do FOMC acontece na primeira semana de maio. O monitor de taxa de juros do Fed do portal Investing aponta hoje 55% de chance de comitê de política monetária do BC americano fazer um novo ajuste de 25 pontos base nos juros. 

Confira abaixo as datas das reuniões restantes do FOMC em 2023: 

  • 2 e 3 de maio; 
  • 13 e 14 de junho; 
  • 25 e 26 de julho; 
  • 19 e 20 de setembro; 
  • 31 de outubro e 1º de novembro; 
  • 12 e 13 de dezembro.

Quer começar a investir com o auxílio de um assessor de investimentos

Clique no link, conheça a Messem Investimentos e inicie a sua jornada no mundo dos investimentos.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Educação FinanceiraEntrevistas

Como declarar RESGATE de Previdência Privada Progressiva no Imposto de Renda?

1 Minutos de leitura
O nosso colunista Rondinelli Borges, Auditor Fiscal da Receita Estadual, pós-graduado em Direito Tributário e em Finanças e Investimentos, gravou um treinamento…
Entrevistas

Conservador, vigilante e preocupado: economista avalia ata do Copom

2 Minutos de leitura
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) divulgou nesta terça-feira (28) a ata da sua 253ª reunião, onde o…
Entrevistas

A importância dos seguros para proteger o nosso patrimônio

4 Minutos de leitura
No Brasil, o mercado de seguro e de investimentos estão cada vez mais integrados. Com isso em mente, empresas do mercado financeiro…