Notícias

China vai na direção contrária do mundo e reduz as taxas de juros

1 Minutos de leitura

Após reduzir as taxas de juros de médio prazo (MLF) no início da semana, o Banco do Povo da China (PBoC) reduziu, nesta quinta-feira (20), os juros de referência (LPRs) do país.

 

O movimento indica que a instituição financeira quer fomentar uma aceleração do crescimento econômico do país, cujo Produto Interno Bruto (PIB) subiu 8,1% no ano passado. 

Agora, os juros de referência (LPRs) de um ano foram reduzidos de 3,80% para 3,70% pelo PBoC, enquanto os juros de médio prazo (MLF) foram reduzidos de 4,65% para 4,60%. 

A medida pretende estimular uma economia que vem sofrendo com duras restrições impostas para frear o avanço da Ômicron no país. Embora o PIB tenha ficado acima do esperado no ano passado, futuras desacelerações podem acontecer. 


Saiba mais

China atinge superávit recorde em 2021


Além do avanço da Ômicron, existe uma crise de falta de oferta e demanda, com quedas no consumo privado. O choque imobiliário provocado pelo colapso da Evergrande também afeta a economia do país 

Ao diminuir as taxas de juros, a China vai em uma direção contraria da do resto do mundo. Nos Estados Unidos, por exemplo, que seguem com as taxas em baixa histórica, possíveis novos aumentos já podem vir a acontecer em março segundo sinalizações do Federal Reserve (Fed) e a análise de economistas. 

A mesma coisa deve acontecer na Europa, apesar das recentes sinalizações do Banco Central Europeu (BCE) de que não é a hora de aumentar as taxas, principalmente por conta as pressões inflacionárias que pairam sobre o continente. No Reino Unido, as taxas já foram elevadas. 

No Brasil, os juros altos da taxa Selic já fazem parte da realidade do país, e novos reajustes ainda devem acontecer nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). 

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…