Notícias

Lagarde diz que a inflação não deve surpreender a Zona do Euro

1 Minutos de leitura

Durante uma conferência do Fórum Econômico Mundial, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse que as pressões inflacionárias que marcaram 2021 devem menores neste ano. 

Segundo ela, o BCE mantém a posição de que novos aumentos nas taxas de juros do país, que em teoria ajudam a desacelerar a alta dos preços, não serão necessários em um futuro próximo. 

Em dezembro, a inflação no bloco chegou a 5%, mais que o dobro da meta prevista pela instituição monetária. Segundo Lagarde, porém, as pressões devem diminuir principalmente por conta da estabilização no preço da energia elétrica e pela resolução no gargalo industrial do continente. 


Saiba mais

Inflação dos EUA atinge 7% em 2021, a maior em 39 anos


As declarações acontecem ao mesmo passo em que os Estados Unidos estudam aumentar os juros do país em março, desacelerando a economia que vem se recuperando da pandemia do novo Coronavírus. 

Os aumentos nos juros são tendência em todo o mundo. No Reino Unido, por exemplo, cuja inflação também ficou acima do esperado, as taxas subiram no início deste mês. 

No Brasil, a taxa básica de juros, a Selic, vem aumentando desde o ano passado, com mais perspectivas de reajustes nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). 

A única potência a ir na direção contrária à do mundo é a China, que reduziu os juros nesta semana procurando alimentar uma economia prejudicada pelo avanço da Ômicron e pela crise no mercado imobiliário. 

Foto: Reuters / Reprodução

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…