Notícias

Taxa de desemprego tem leve queda e fica em 11,2% no trimestre encerrado em fevereiro

1 Minutos de leitura

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na manhã desta quinta-feira (31), a taxa de desemprego brasileira encerrou o trimestre encerrado em fevereiro em 11,2%. 

Comparada com os dados do trimestre encerrado em novembro de 2021, é uma queda de 0,4 p.p. Na comparação com o mesmo período do ano passado, é uma baixa de 3,4 p.p. no número de pessoas desocupadas. 

No trimestre encerrado em fevereiro, havia 12 milhões de pessoas desocupadas no Brasil, queda de 389 mil pessoas na variação trimestral. Na comparação com o mesmo período do ano passado, é uma queda de 2,9 milhões de pessoas. 

A tendência do último ano da taxa de desemprego é de queda, a medida em que a força de trabalho brasileira se recupera do baque da pandemia, quando a taxa chegou a bater 14,7%. 


Saiba mais

Focus: mercado projeta inflação mais alta e Dólar um pouco mais barato


O contingente de pessoas ocupadas foi estimado em 95,2 milhões no trimestre encerrado em fevereiro, apresentando estabilidade frente os dados do trimestre anterior. 

O nível de ocupação, que ficou em 55,2%, também apresentou estabilidade na base trimestral. Na comparação anual, apresentou alta de 4,1%. 

O contingente da força de trabalho, que considera a população ocupada e desocupada, apresentou estabilidade na base trimestral, ficando em 107,2 milhões no trimestre encerrado em fevereiro. Na base anual, houve uma expansão de 4,9%. 

O rendimento médio real ficou em R$ 2.511, redução de 8,8% na comparação com o mesmo período no ano passado. 

Imagem: Shutterstock

Juan Tasso - Smart Money

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1857 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
Notícias

Setor de Serviços surpreende e cresce 0,9% em maio, acima das expectativas

1 Minutos de leitura
O volume de serviços no Brasil apresentou um crescimento surpreendente de 0,9% em maio, superando a previsão dos analistas de uma alta…
Destaques do diaNotícias

Relatório Focus: projeções para Inflação de 2023 e 2024 caem, enquanto expectativas para o PIB aumentam

1 Minutos de leitura
Em uma nova edição do Relatório Focus, divulgado pelo Banco Central, as projeções para a inflação brasileira de 2023 e 2024 foram…
Notícias

IBC-Br surpreende e cresce 0,56% em abril, superando expectativas do mercado

1 Minutos de leitura
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento…