Internacional

Negociações presenciais ainda estão distantes de acontecer, aponta autoridade russa

1 Minutos de leitura

Nesta segunda-feira (09), o chefe da delegação russa nas negociações de paz, Vladimir Medinsky, afirmou que as negociações com autoridades ucranianas continuam de forma remota. De acordo com ele, no entanto, o retorno dos encontros presenciais ainda parece distante. 

“Negociações em formato remoto não foram encerradas”, apontou em entrevista à agência russa Interfax. Para que encontros presenciais aconteçam, Medinsky afirmou que é necessário desenvolver pautas mais específicas. 

O último encontro presencial entre as delegações dos dois países em conflito foi no dia 29 março, há mais de um mês. Na última quinta-feira (05), a invasão russa em território ucraniano completou 10 semanas. 

No dia 24 de fevereiro, o presidente russo Vladimir Putin anunciou o início de uma operação militar especial na Ucrânia com o objetivo de ‘desnazificar’ o país vizinho. Para encerrar o conflito, Moscou exige que a Ucrânia se mantenha neutra, sem aderir a blocos militares como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), e também o reconhecimento da independência das repúblicas autoproclamadas de Donetsk e Lugansk. 

Hoje, durante as comemorações do Dia da Vitória – data que marca a queda da Alemanha Nazista –, o presidente Vladimir Putin afirmou que a Ucrânia não proporcionou a oportunidade de uma resolução pacífica para o impasse no Donbass. 

“Se houvesse ao menos uma chance de resolver esse problema (do Donbass) por outros meios pacíficos, nós – é claro – aproveitaríamos essa chance, mas eles não nos deram essa chance”, apontou o presidente russo. 

Em seu Twitter, o assessor da presidência da Ucrânia Mykhailo Podoliak voltou a falar sobre o conflito hoje, reafirmando que o conflito entre as duas nações é resultado das ‘ambições imperialistas’ do Kremlin. 

“Os países da OTAN não iriam atacar a Rússia. A Ucrânia não planejava atacar a Crimeia. Os militares russos estão morrendo, não defendendo seu país, mas tentando ocupar outro. Não havia razões racionais para esta guerra além de ambições imperiais doentias da Rússia” apontou Podoliak.

Guilherme Guerreiro

Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!

1383 posts

Sobre o autor
Jornalista Smart Money — Leia, estude, se informe! Apenas novas atitudes geram novos resultados!
Conteúdos
Postagens relacionadas
InternacionalNotícias

Federal Reserve mantém taxa de juros e interrompe ciclo de aperto monetário

2 Minutos de leitura
Em uma decisão que estava alinhada com as expectativas do mercado, o Comitê de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve, o Banco…
Internacional

Mercado de trabalho dos EUA surpreende mercado e gera 253 mil vagas em abril

1 Minutos de leitura
De acordo com o relatório do Payroll do Departamento do Trabalho dos Estados Unidos, a geração de emprego não-agrícola nos Estados Unidos…
Internacional

Vendas no varejo caem 1,2% na zona do euro

1 Minutos de leitura
As vendas no varejo na zona do euro recuaram 1,2% em março 2023 na série com ajuste sazonal ante fevereiro. Os dados…